Cetesb quer inspeção veicular em 124 cidades
Compartilhe
15 de Setembro de 2011 – 10h00 horas / Destak
A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) apresentou ontem a proposta de ampliar a inspeção veicular ambiental para carros, motos, caminhonetes, ônibus e caminhões, que hoje acontece na capital, para mais 124 cidades do Estado.
Entre os municípios que passariam a ter a inspeção estão Barueri, Bragança Paulista, Campinas, Diadema, Guarujá, Guarulhos, Itu, Jacareí, Jundiaí, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Praia Grande, Santo André, Santos, São Bernardo, São Caetano, São José dos Campos, Sorocaba, Suzano e Taubaté.
Todas elas se encontram na Grande São Paulo, na região metropolitana de Campinas, na Baixada Santista e nas regiões de Sorocaba, Piracicaba e São José dos Campos. A medida faz parte do Plano de Controle de Poluição Veicular do Estado de São Paulo, apresentado ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) ontem. Segundo a Cetesb, essas 124 cidades possuem frota de 4,9 milhões de carros e camionetas e 316 mil veículos a diesel.
No restante das cidades do Estado, a inspeção veicular será realizada apenas na frota movida a diesel.
Um projeto de lei que prevê a inspeção veicular estadual já está na Assembleia. Após a aprovação, as diretrizes apontadas no plano irão regulamentar a lei. No documento apresentado nesta quarta, consta que a frota-alvo, modelo e abrangência do programa ainda serão definidos por meio de estudos – por isso, ainda não há detalhes sobre como será feita a inspeção e se ela será cobrada.

voltar