CET anuncia velocidade de 50 km/h na Pacaembu e em mais 2 vias da zona oeste
Compartilhe
14 de Agosto de 2015 – 05h45 horas / Estadão Conteúdo

No cronograma de redução da velocidade de ruas e avenidas de São Paulo, medida que será concluída em dezembro, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) anunciou nesta quinta-feira (13) as próximas três vias que terão novos limites. A partir de segunda-feira (17), a velocidade da avenida Doutor Abraão Ribeiro, avenida Pacaembu e rua Major Natanael, na zona oeste, passa para 50 km/h. Hoje, a velocidade permitida é de 60 km/h. A criação de uma "zona 50" na cidade faz parte do plano de redução de acidentes viários da prefeitura.

Conforme noticiado pelo jornal O Estado de S.Paulo, até dezembro a Prefeitura de São Paulo vai padronizar a velocidade máxima de 50 km/h em todas as avenidas da capital, ou seja, as vias arteriais que fazem ligações entre bairros, têm semáforos e dão acessos a ruas secundárias. Os motoristas passarão a trafegar com o mesmo limite dos ônibus nas faixas exclusivas. As vias que permitem o acesso e a saída das arteriais, as ruas coletoras, deverão cair de 50 km/h para 40 km/h.

O trecho de 4,4 quilômetros na zona oeste que terá redução de velocidade a partir de segunda conecta a Avenida Doutor Arnaldo à Ponte Jornalista Walter Abraão, conhecida como Casa

De acordo com nota da CET, será mantida a velocidade regulamentada no trecho da lombada eletrônica da rua Major Natanael, sentido Marginal Tietê, próximo à praça Fagundes Varela, que já era de 50 km/h.

Faixas começam a ser instaladas nesta quinta-feira para orientar motoristas sobre a mudança com alguns dias de antecedência. "Para implantação da redução de velocidade no eixo serão utilizadas 40 novas placas de sinalização vertical de regulamentação e advertência, além de faixas de vinil e banners nos principais acessos, alertando os motoristas quanto à mudança", informou a CET em nota.
Agentes da companhia vão acompanhar o comportamento do trânsito com a nova medida e estarão no local para orientar os motoristas.

Sinalização

O jornal O Estado de S.Paulo havia adiantado que, para evitar confusão, a Prefeitura de São Paulo garantiu que, três dias antes de reduzir a velocidade de qualquer rua da cidade, vai adotar duas medidas: sinalizar com faixas as vias que passarão pela mudança e enviar comunicado à imprensa divulgando os endereços com os novos limites.

Iniciado em 2013, o Programa de Proteção à Vida implementou ações como as faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento, o "CET no seu Bairro", a implementação de "Áreas 40" em vias coletoras e o "Frente Segura" (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas). "Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos", explicou a CET.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.