O transporte de cargas em grandes centros urbanos é um desafio para o segmento logístico, tanto em questões relacionadas a mobilidade quanto a sustentabilidade. Para criar alternativas para um transporte eficiente e sustentável, algumas companhias têm apostado em caminhões leves 100% elétricos, em razão de suas vantagens, como redução da poluição ambiental, diminuição da poluição sonora e redução do consumo de combustíveis fósseis. Até 2025, de acordo com pesquisa divulgada recentemente pela empresa global UBS, a cada seis carros fabricados no mundo um será elétrico.
Um exemplo do uso de caminhões elétricos no segmento logístico vem da empresa alemã Dachser, que a partir de 2018 coloca em operação em sua frota na Alemanha dois veículos comerciais leves totalmente elétricos. Os veículos, modelo FUSO eCanter, da Daimler, irão operar em Berlim e em Stuttgart.
Stefan Hohm, Corporate Director, Corporate Solutions, Research & Development da Dachser, explica: “Esses caminhões fazem parte do nosso projeto City Distribution e expandem nosso conceito inovador e sustentável para entregas nos centros de grandes metrópoles”. O projeto promove a combinação entre os modelos tradicionais de logística com novas ideias, criando uma base para o desenvolvimento de modelos de negócio robustos e sustentáveis para as entregas do futuro.
Dependendo do perfil da cidade, a filial local da empresa é capaz de criar soluções customizadas. E parte disso significa encontrar uma combinação certa de veículos para entregas nos centros urbanos. “Nós escolhemos o FUSO eCanter porque é o primeiro caminhão 100% elétrico a entrar em produção em larga escala, e isso aumentará a dinâmica de toda essa classe de veículos comerciais”, diz Hohm.
Em Berlim e Stuttgart, os caminhões serão utilizados para a entrega de paletes de produtos manufaturados, seja para centrais de distribuição ou diretamente para os clientes. Eles também serão usados no transporte de bens para centros de distribuição em Schönefeld e Kornwestheim. “Esses caminhões elétricos são ideais para os centros da cidade e esses são os locais em que eles serão mais frequentemente encontrados”, diz Hohm. O caminhão 100% elétrico oferece uma autonomia de 100 km e uma capacidade de carga de até 3,5 toneladas métricas. O seu sistema elétrico compreende seis baterias de íons de lítio de alta tensão, cada uma com 420 V e 13,8 kWh.
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