Brasil vendeu 105 bilhões de litros de combustível em 2014
Compartilhe
31 de Março de 2015 – 04h52 horas / Monitor Digital

Ano passado, foram vendidos no Brasil 104,8 bilhões de litros de combustíveis. O número representa aumento de 6,3% sobre o ano anterior. A informação foi divulgada pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom). Segundo o Sindicom, suas associadas responderam por 78,8% do total vendido no país.

O mercado brasileiro movimentou 133 bilhões de litros, mais 5,7% sobre 2013, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

O destaque voltou a ser o etanol hidratado, cujas vendas dos associados do Sindicom somaram 8 bilhões de litros, representando aumento de 11,8% sobre 2013.
Esse desempenho, segundo a entidade, só foi possível devido à desoneração das contribuições de PIS/Cofins em maio de 2013; à preservação da renda das famílias, e do preço favorável do produto (cerca de 30% mais baixo do valor da gasolina) nos estados produtores.

Já a distribuição de gasolina totalizou 33 bilhões de litros. O percentual significou crescimento de 7,9% na comparação com 2013. As vendas foram puxadas pela expansão da frota de passeio e pela conservação da renda dos consumidores. As vendas totais alcançaram 44 bilhões de litros , 7,3% de aumento.

O Gás Natural Veicular (GNV) teve queda de 6,7% nas filiadas à entidade e de 3,2% em todo o mercado. O produto, segundo a entidade, seguiu a trajetória descendente dos últimos anos, devido à incerteza dos motoristas em relação à vantagem de adaptar seus veículos para uso do gás.

Dos combustíveis do ciclo OTTO (gasolina, etanol hidratado e GNV), as associadas ao Sindicom distribuíram 39,5 bilhões de litros – volume em equivalência energética à gasolina – com crescimento de 8,1% ante o ano anterior. No conjunto do mercado, a comercialização dos três produtos somou 55,8 bilhões de litros, aumento de 7,3%.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.