Compartilhe
20 de Janeiro de 2017 – 04h47 horas / DNIT

Responsável pela construção da ponte sobre o rio Oiapoque na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, bem como pelas instalações e pátio aduaneiro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT participou, na segunda-feira (16/01), do exercício conjunto dos dois países de simulação de abertura à circulação de veículos na estrutura. O objetivo é verificar se as instalações e os funcionários de Brasil e França estão preparados para as operações na fronteira.

 

Além do DNIT, o exercício foi acompanhado por diversas autoridades, como representantes do Ministério de Relações Exteriores, Receita Federal, Polícia Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária- Anvisa, bem como por representantes de diversos órgãos da França e da Prefeitura de Saint-Georges.

 

DNIT executou obras da ponte, instalações de fronteira e pátio aduaneiro

 

Fruto de Acordo de Cooperação entre o Brasil e a França, a construção da ponte ligando Oiapoque, município brasileiro localizado no Amapá, e Saint-Georges, na Guiana Francesa, teve suas características preliminares definidas por meio de decreto celebrado em 2005. Em 2006, o DNIT iniciou o processo de licitação visando a seleção de empresa para elaboração de Projeto Básico de Engenharia para construção da Ponte sobre o Rio Oiapoque e Acessos, projeto concluído e aprovado em outubro de 2008. No ano seguinte, foram concluídos o Estudo de Impacto Ambiental – EIA e o Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, também contratados pelo DNIT, que confirmaram a viabilidade da obra do ponto de vista ambiental, social e econômico.

 

O DNIT iniciou, em 2009, a construção da ponte, que foi concluída em novembro de 2012, ao custo de R$ 71 milhões.  A ponte tem comprimento total de 378m e é composta por um tabuleiro estaiado com comprimento de 345m. Longitudinalmente, a ponte é constituída por três vãos, sendo o vão principal medindo 245m e dois outros vãos medindo 50m. Os gabaritos de navegação adotados para o local têm largura de 50m e altura livre de 15m, no meio do vão estaiado. 

 

A plataforma tem largura de 13,70m, sendo constituída por um passeio para pedestres, com largura de 2,52m, e por uma pista 9,0m, abrigando duas faixas de 3,50m, e duas faixas de segurança de 1,00m cada. Também constituem o tabuleiro duas defensas e uma mureta lateral.

 

Após a construção da ponte sobre o rio Oiapoque, o DNIT deu início às obras das instalações de fronteira, que abrigam a Receita Federal, Polícia Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, para viabilizar as operações da aduana. As obras foram concluídas em 2015, ao custo de R$ 15,8 milhões.

 

Atualmente, o DNIT executa as obras de pavimentação do Pátio Aduaneiro, além dos serviços de iluminação, instalações elétricas, destacando-se ainda a parte de infraestrutura urbana, como passeios de pedestres para circulação da população através da ponte binacional. As obras deverão ser concluídas no segundo semestre deste ano, ao custo de R$ 14,7 milhões.

 

O DNIT também licitou, no final de 2016 a pavimentação de 100 quilômetros na BR-156, trecho que fará a ligação da ponte até o município de Cachoeiro de Santo Antônio. As obras deverão ser iniciadas após a conclusão do processo de licitação, que neste momento encontra-se em fase de recursos.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.