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26 de Abril de 2016 – 04h07 horas / DNIT

O BR-LEGAL, Programa de Segurança e Sinalização Rodoviária, foi desenvolvido para melhorar a segurança nos 55 mil quilômetros de rodovias federais, sob jurisdição do DNIT. Ele está mudando o padrão da sinalização das rodovias, com base em estudos técnicos e projetos específicos elaborados usando as mais modernas técnicas do setor.

 

Além de implantar e manter sinalização horizontal, vertical e suspensa, o BR-LEGAL introduz dispositivos auxiliares de segurança viária, como pórticos em trechos urbanos, e defensas metálicas em trechos com curvas em toda a malha federal sob a responsabilidade da Autarquia.

 

No estado de Pernambuco o programa BR-LEGAL começou a ser implantando em 2014 e está consolidado em todas as rodovias que cortam o estado.

 

A rodovia BR-104/PE, trecho da divisa com a Paraíba até o município de Pão de Açúcar e o trecho que vai de Caruaru ao município de Panelas, é um exemplo de via bem sinalizada no estado. De acordo com a Superintendência Regional de Pernambuco, o trecho beneficia diretamente cerca de 660 mil habitantes, moradores das cidades de São Lourenço da Mata, Paudalho, Carpina, Caruaru, Agrestina e Toritama. No trecho, a rodovia recebe cerca de sete mil veículos por dia, mas apenas na zona urbana de Caruaru, trafegam mais de 50 mil veículos por dia.

 

O BR-Legal foi implantado em 2012 pelo DNIT e conta com investimentos de 3,9 bilhões de reais para o período de cinco anos. Com 104 contratos em andamento, abrange 26 estados da federação e no Distrito Federal.

 

Segundo a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte, CNT, em 2015, o programa conseguiu melhorar, em apenas dois anos, a classificação da sinalização das vias federais. A extensão das rodovias com sinalização classificada como regular, ruim e péssima caiu de 77,1% em 2013 para 55,9% em 2015. A extensão classificada como boa e ótima passou de 22,9% para 44,9 % no mesmo período.

 

De acordo com a avaliação feita pela CNT, “esse ganho de qualidade da sinalização nas rodovias federais já é capaz de oferecer melhores condições de circulação aos veículos e, consequentemente, contribuir para a maior segurança e produtividade dos usuários das rodovias federais.”


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