Associados ao SETCESP têm decisão favorável para exclusão do ICMS do cálculo do PIS e COFINS
Compartilhe

Em 2004, o SETCESP entrou com uma ação para um mandado de segurança coletivo requerendo a exclusão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) e do ISS (Imposto sobre Serviços) da base de cálculo do PIS (Programa de Integração Social) e da COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

Tal pedido foi atendido, em parte, e agora os associados à entidade vão poder se creditarem do valor do ICMS embutido na base de cálculo do PIS e da COFINS desde abril de 1999.

Destacamos que a decisão foi atendida parcialmente porque a ação do SETCESP pedia a exclusão tanto do ICMS quanto do ISS, porque muitas transportadoras fazem transporte municipal — o que nestes casos há a incidência do ISS. Entretanto, o retorno favorável à ação só abrangeu, até o momento, o ICMS.

E isso vale para as empresas associadas até março de 2004, e será necessário realizar procedimentos de habilitação para a homologação do crédito junto à Receita Federal do Brasil, e outros procedimentos administrativos.

Para verificar se sua empresa pode ser beneficiada nesta ação e obter outras orientações para solicitar essa exclusão dos seus cálculos, entre em contato com o departamento Jurídico do SETCESP pelo e-mail:juridico@setcesp.org.br ou WhatsApp: (11) 2632-1005.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.