Compartilhe
20 de Agosto de 2018 – 15h38 horas / Sindisan

A Justiça concedeu Medida Liminar a favor das empresas associadas do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (SINDISAN), para que seja excluído o valor do ICMS faturado da base de cálculo para recolhimento do PIS e COFINS.

 

Esse tema foi julgado pelo STF, em 2 de outubro de 2017, com a publicação do acórdão do RE 574.706, com efeito de repercussão geral, ou seja, sobre todos os processos, no qual se fixou a tese, tornando a decisão irrecorrível, apesar de não ter ainda transitado em julgado.

 

Ocorre que a Receita Federal publicou instruções que impedem os contadores de realizarem a exclusão do ICMS da base do PIS e da COFINS, restando somente a via judicial, o que está sendo feito pelo SINDISAN, através do departamento jurídico do escritório Paulicon Contábil.

 

A medida contempla as empresas que estão no regime do Lucro Presumido e do Lucro Real, excluindo-se as do SIMPLES, nesse momento, pelo diferencial de apuração dos impostos. Podem aderir ao processo as transportadoras que sejam associadas desde a data de entrada da petição, conforme relação que pode ser conferida no link.

 

Os interessados devem procurar o sindicato, através do telefone 2101-4745, para que seja emitida uma certidão de associado, que será enviada pela transportadora ao escritório jurídico, que providenciará o contrato de prestação de serviços e as consequentes instruções e passo-a-passo, para a contabilidade de cada empresa fazer o aproveitamento da redução do valor a pagar do PIS e do COFINS.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.