A ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) assinou no último dia 30 de janeiro o convênio de cooperação técnica para padronizar a tecnologia do sistema automático de arrecadação de pedágio com a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestres). O convênio é uma cooperação técnica para padronizar a tecnologia do sistema automático de arrecadação, tecnologia que permite o pagamento do pedágio nas cabines automáticas.
De acordo com a assessoria de comunicação da ARTESP, na prática, o convênio prevê que com um único equipamento (tag) de identificação veicular o motorista poderá passar nas cabines automáticas de pedágio, tanto nas rodovias estaduais quanto nas federais de todo o país, assim que a tecnologia estiver unificada.
“Somente a longo prazo o convênio facilitará a ampliação o modelo de pedagiamento conhecido como free flow (mesmo modelo utilizado no Ponto a Ponto), onde não há cabines de pedágio nas rodovias, apenas antenas instaladas em pórticos que registram a passagem dos veículos”, explicam.
Dentre os arrecadamentos dos pedágios de todo o Estado, o Ponto a Ponto representa 55%. O pagamento é feito eletronicamente, tornando as viagens mais rápidas e com redução de gases poluentes.
O convênio entre os dois sistemas permitirá que os motoristas contratem apenas uma operadora para viajar em ambas as malhas rodoviárias. Além disso, a Agência Nacional poderá reduzir o tempo de implantação do sistema nas rodovias federais e economizar recursos, já que a ARTESP desenvolveu softwares e estudos de desenvolvimento de infraestrutura necessárias.
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