
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) uniram forças em uma iniciativa estratégica que vai ouvir as empresas do transporte rodoviários de carga. A Pesquisa Nacional lançada nesta semana tem como objetivo traçar um panorama atualizado da situação econômica do setor no primeiro semestre de 2025, identificando desafios, oportunidades e tendências que impactam diretamente a operação das empresas e a vida dos brasileiros.
A coleta de dados será feita por meio de um questionário rápido e acessível, composto por perguntas objetivas de múltipla escolha. A participação das transportadoras de todo o Brasil é essencial para garantir um retrato fiel do setor, cujos dados serão apresentados no dia 21 de agosto, durante o Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado (CONET&Intersindical), evento que reunirá lideranças, especialistas e autoridades em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.
O envolvimento do setor é fundamental para que a pesquisa reflita a realidade do transporte de cargas no país e apresente dados qualificados para o embasamento de políticas públicas e estratégias que favoreçam o desenvolvimento, a competitividade e sustentabilidade do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) no Brasil.
Essa ação integra o ANTT Coopera, programa institucional de cooperação da Agência com entidades públicas e privadas, criado para aproximar a regulação do setor da realidade das estradas. Formalizada em junho de 2024, a parceria entre ANTT e NTC&Logística já resultou em avanços concretos, como o compartilhamento de dados do setor, a construção conjunta de estudos sobre o piso mínimo do frete e o enfrentamento da escassez de motoristas.
“Estamos construindo juntos. Essa é a essência do ANTT Coopera: ouvir o setor, entender suas necessidades e transformar conhecimento em regulação eficiente”, afirmou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
>>> Acesse aqui para participar da pesquisa <<<
Outra ação fruto da colaboração firmada, foi a inclusão da COMJOVEM — Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC — no ANTT Coopera, no mês passado. O anúncio foi feito durante visita técnica ao recém-inaugurado Centro de Estudos Avançados em Regulação de Transportes Terrestres (CEARTT), em Brasília. A presença de jovens lideranças do setor simboliza a renovação do transporte nacional e reforça o compromisso da Agência com inovação, formação técnica e diálogo institucional.
Coordenado pela Assessoria Especial de Relações Institucionais, Internacionais e de Comunicação (AESRIC), o ANTT Coopera é regido pela Resolução nº 6.008/2023 e vem fortalecendo a articulação técnica da Agência com o setor transportador. O programa visa desburocratizar processos, racionalizar recursos e, sobretudo, gerar impacto prático na vida de quem depende — e vive — do transporte terrestre.
“A pesquisa lançada agora representa mais um passo nesse caminho. É uma oportunidade de escutar quem está na estrada, embasar políticas públicas com dados reais e projetar um setor mais forte, mais eficiente e mais conectado com o Brasil de hoje — e de amanhã”, concluiu o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
voltar