
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), lançou na sexta-feira (4) o edital de concessão de 570 quilômetros de rodovias do centro-oeste paulista que ligam as cidades de Florínea, na divisa com o Paraná, e Igarapava, no limite com Minas Gerais.
O certame prevê contrato de 30 anos de concessão, com custo total de R$ 3,9 bilhões, bancados pelo vencedor, sendo R$ 1 bilhão em obras de ampliação principal, R$ 1,8 bilhão em restauração das estradas, R$ 516 milhões em equipamentos e sistemas, além de outros investimentos. A abertura das propostas será em 22 de fevereiro de 2017.
O lote inclui trechos das rodovias SP-266, SP-294, SP-322, SP-328, SP-330 e SP-351, que passam por 30 municípios nas regiões administrativas de Araraquara, Barretos, Bauru, Franca, Marília e Ribeirão Preto.
Todo o trecho será de rodovias duplicadas, segundo Alckmin –obras de duplicação devem ser feitas em 200 quilômetros. Parte do trecho próximo a Ribeirão Preto já é hoje administrado pela concessionária ViaNorte cujo contrato está previsto para encerrar em 2018.
A concessão prevê revisões de contratos a cada quatro anos, que vão considerar eventuais atrasos ou não conclusões. Para o usuário, o Palácio dos Bandeirantes promete que as tarifas de pedágio serão 19% menor em relação ao que é cobrado hoje pela ViaNorte. Haverá um sistema de preços dinâmicos, em que os valores podem reduzir de acordo com o horário e o volume de trafego.
Também haverá desconto de 5% para quem usar tags automáticas para pagamento de pedágio. Além disso, haverá, diz o governo, cobertura total de câmeras inteligentes com detecção automática, integradas ao Detecta, da Secretaria da Segurança Pública, e cobertura wi-fi nas pistas.
O edital foi publicado no sábado (5) no "Diário Oficial" do Estado.
É o primeiro de quatro lotes de concessão anunciados pelo governo. O próximo, que deve sair em dezembro, segundo Alckmin, será da chamada "Rodovia dos Calçados", que ligará Iporanga, no sul do Estado, a Franca. O governador prometeu lançar no ano que vem os editais de concessão da operação do Rodoanel Norte e de outra rodovia no litoral do Estado.
Hoje, 6.900 quilômetros de rodovias em São Paulo são administrados por 20 concessionárias. Entre 1998 e 2016, essas pistas receberam R$ 89 bilhões em investimentos, diz o governo.
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