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06 de Setembro de 2018 – 17h07 horas / SETCESP

Durante o 32º Fórum Paulista do Transporte – Mobilidade e Abastecimento Urbano, realizado na sede do SETCESP no último dia 29 foi apresentado pelo IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Carga os resultados da pesquisa de "Operações de Recebimento de Carga em Shopping Centers" que mapeou 78 Shoppings da Grande Região Metropolitana de São Paulo.

 

O levantamento comprovou algumas dificuldades e desafios que as empresas de transporte rodoviário de cargas enfrentam para abastecer esses grandes centros comerciais. A fragmentação das janelas de horário de recebimento, por exemplo, com restrição ao uso do carrinho, é a questão mais preocupante já que se trata de um item fundamental para a agilidade da operação.

 

Para se ter uma ideia, o uso do carrinho é permitido, na maioria dos casos, somente no período da manhã (até as 11 horas) por ter um fluxo menor de visitantes no local. Por isso, dentro do horário comercial de operação (06h-18h), os shopping centers disponibilizam, em média, apenas 8 horas e 23 minutos para recebimento de mercadorias, sendo que apenas 6 horas e 10 minutos permitem a realização de entregas com o uso do carrinho.

 

Outro ponto importante é a falta de políticas de estacionamento para veículos de carga e descarga, sem a devida demarcação ou dimensionamento das vagas. A proporção atual é de 10 vagas por estabelecimento quando, na verdade, o ideal seria o dobro.

 

Levando em consideração esses e os demais dados apurados pela pesquisa, o Instituto lançou um Guia de Recebimento de Carga em Shopping Centers na GRMSP, que detalha a forma de entrega de mercadorias em mais de 70 shoppings que são abastecidos por mais de 1.500 veículos de carga por dia.

 

Essa é mais uma ferramenta idealizada pelo SETCESP e executada pelo IPTC para auxiliar todo o TRC no grande desafio que é abastecer a Grande Região Metropolitana de São Paulo. O que a entidade almeja é que esse material contribua para que seja otimizado o tempo de deslocamento, a gestão dos espaços e a organização dos negócios para que haja ganho de produtividade nessas operações e, consequentemente, toda a sociedade seja beneficiada.

 

O Guia pode ser baixado aqui.


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