Compartilhe
13 de Março de 2015 – 04h13 horas / Luiz Marins

É comum se afirmar que a primeira impressão é a que fica. Estudos modernos citados por muitos autores como Daniel Kahneman, demostram exatamente o contrário: na verdade a última impressão é a que realmente fica.

Vejo empresas e pessoas que se preocupam muito com a primeira impressão e deixam a decepção para o final quando os clientes se sentem enganados a partir de uma impressão inicial primorosa.

Assim, é preciso cuidar da primeira e de todas as etapas de uma ação até a última. De nada adianta uma boa primeira impressão se não houver extremo cuidado nas etapas seguintes. Basta prestar atenção para ver que as maiores reclamações dos clientes e mesmo fornecedores, se referem a etapas que não são as primeiras. Na verdade, quando a primeira impressão é ruim, muitas vezes o relacionamento comercial não tem continuidade. A decepção ocorre quando o relacionamento já está bastante avançado gerando mesmo demandas judiciais.

Clientes que entrevistamos nos disseram que é preciso tomar muito cuidado com empresas que apresentam uma primeira impressão boa demais. Vários depoimentos falam de vendedores(as) que após terem tirado o pedido simplesmente desaparecem, deixando o cliente à mercê de outras pessoas da empresa pouco comprometidas com o atendimento ou com o que havia sido prometido pelo vendedor(a). A mesma coisa acontece em eventos, almoços e jantares diversos. A chegada é maravilhosa e no final as coisas acabam mal pela sobremesa de baixa qualidade, o café frio ou o manobrista que demora mais de trinta minutos para trazer o veículo dos convidados.

Com a consciência de que a última impressão é a que realmente fica, é preciso prestar muita atenção a todos os detalhes do relacionamento com clientes e fornecedores e cuidar dos eventos de forma que a surpresa e o encantamento ocorram do começo ao fim.

Sua empresa faz isso? Você cuida para que a última impressão seja encantadora?
Pense nisso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.