A dimensão do Brasil e a América Latina
Compartilhe

Estou escrevendo esta mensagem desde o Uruguai, onde estou a trabalho.

Cada vez que tenho a oportunidade de trabalhar nos países da América Latina, fico impressionado ao constatar a admiração que os povos desta nossa região têm demonstrado ultimamente pelo Brasil e a dimensão de nosso país frente a nossos irmãos latino-americanos.

O Brasil representa mais de 40% da economia da América Latina, incluindo o México. A economia da Argentina é equivalente ao interior do Estado de São Paulo, a do Chile equivalente ao município de São Paulo e o Uruguai tem o mesmo tamanho econômico que o bairro de Santo Amaro em São Paulo.

Nem sempre temos noção dessa dimensão econômica do Brasil em termos de PIB nominal o que nos faz um mercado impressionantemente grande e com oportunidades ainda maiores.

Com uma população um pouco maior que cinco milhões de pessoas, o Uruguai, por exemplo, tem uma população menor que a cidade do Rio de Janeiro e menos da metade da população da cidade de São Paulo.

O Chile, com 16 milhões de habitantes, tem a mesma população da Região Centro-Oeste do Brasil com os Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Se tomarmos o PIB em termos de Poder de Paridade de Compra Per Capita, o Brasil tem um PIB/PPC/PP de USD290, 518, contra USD190,240 da Argentina, USD240, 170 do Chile e 210,387 do Uruguai, sendo os maiores da América do Sul.

As demonstrações de apreço que o Presidente do Brasil recebeu do povo uruguaio durante a posse do novo presidente Lavalle foram apenas um símbolo das muitas demonstrações que tenho experimentado como brasileiro no relacionamento com empresários e executivos latino-americanos.

Há, portanto, enormes oportunidades para as empresas e empreendedores brasileiros na América Latina e nem sempre temos olhado para esta região com a atenção e importância que ela merece.

É hora, portanto, de lembrar que somos latino-americanos e nos aproximar mais desta região.

Pense nisso. Sucesso!

PENSE NISSO:

  • Você e sua empresa já pensaram em aprender espanhol e propiciar que seus colaboradores aprendam esse importante idioma, essencial para nosso relacionamento com a América Latina e mesmo com o restante do mundo, pois o espanhol vem se colocando com a segunda língua comercial do mundo ocidental?
  • Você já pensou nas oportunidades que sua empresa pode ter nos países do Mercosul?
  • Peru, Argentina, Uruguai, Colômbia, são mercados ávidos por produtos e serviços brasileiros. Você tem consciência dessa realidade?

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.