15ª Conferência do SETCESP mostra o que é tendência para a gestão do frete
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Ontem pela manhã (05), aconteceu na sede do SETCESP a 15ª Conferência de Tarifas, o evento que costuma trazer os índices de inflação do setor apresentados durante o CONET, além de discutir os temas relacionados à lucratividade, abordou também as principais tendências da gestão de frete com destaque para a experiência do cliente.

“Mais importante do que o que discutimos aqui é como nós nos comportaremos no mercado daqui em diante”, advertiu o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor, sinalizando que os transportadores devem repassar ao menos os reajustes de inflação no custo do frete.

Na mesa de abertura, além de Adriano, estavam a presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge; o vice-presidente da NTC&Logística, Antônio Luiz Leite; o presidente da FETCESP, Carlos Panzan e o engenheiro e assessor técnico da NTC&Logística, Lauro Valdívia.

Lauro mostrou os índices do comportamento dos custos no setor durante o ano de 2023, exibidos no CONET (Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado), evento promovido pela NTC&Logística no dia 22 de fevereiro.

Em seguida, Caique Neves, coordenador do posto de atendimento da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) no SETCESP, deu um aviso importante para quem não fez revalidação originária no prazo. “Os transportadores que estão com o registro vencido, suspenso ou cancelado precisam fazer a reativação, porque já estão impedidos de transportar”, informou.

Depois, a economista e coordenadora do IPTC, Raquel Serini, falou sobre o transporte, comparando o cenário brasileiro com o de outros países do mundo e elencou as principais tendências para o futuro. “Assistimos cada vez mais à expansão da automação de processos, do uso de drones, de rastreamento de cargas e da análise de informações em tempo real”, apontou.

Raquel foi a mediadora do painel, que contou com a presença de Paulo Machado, diretor comercial da Gobrax, Vinicius Fernandes, diretor-geral da Endered Repom e Alessandro Lopes, diretor da Ambipar Logitech. Eles discutiram quais são as principais ferramentas no mercado para uma gestão de frete eficiente.

Alessandro falou sobre a digitalização de documentos, enquanto isso Vinicius destacou que os meios de pagamentos digitais são também a garantia de que as despesas estão sendo pagas. Por sua vez, Paulo sugeriu a análise de indicadores para trazer economia. “Dados são o novo petróleo. Vale a pena modernizar a gestão para ganhar em competitividade”, disse o diretor comercial da Gobrax.

Após isso, um novo painel de discussões foi aberto, dessa vez, os temas abordados foram relativos ao aprimoramento da experiência do cliente. A mediação ficou por conta de Ana Jarrouge, e os executivos que compuseram o bate-papo foram Rodrigo Calderaro, sócio da IMLOG; Bárbara Calderani, sócia diretora da Rodomaxlog e Luis Felipe Machado, sócio diretor comercial da Formato Transportes.

Rodrigou incentivou que as empresas de transportes desenvolvam a cultura de trabalhar com dados. Barbara acrescentou que é fundamental proporcionar ao cliente o rastreio da mercadoria e Luís chamou atenção para a preparação e treinamento dos colaboradores no uso de novas ferramentas.

“Estabelecer uma boa comunicação dentro da empresa é essencial para trazer conforto e acolhimento ao cliente, e assim garantir uma boa experiência para ele”, demonstrou Luís.

“Não existe almoço e nem frete grátis. Nós transportadores temos que estar preparados com o que está disponível no mercado. Um investimento aqui, outro ali se mostra mais e mais necessário para trazer interação e fidelização do cliente”, avaliou Ana, encerrando as discussões.


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