14 petroleiras se habilitam para leilão de excedentes da cessão onerosa, diz ANP
Compartilhe

Licitação está marcada para 6 de novembro.

Quatorze petroleiras se habilitaram para participar do megaleilão dos excedentes da cessão onerosa. A Petrobras é a única empresa nacional.

A lista das estrangeiras habilitadas para a rodada inclui a BP (Reino Unido), Chevron (EUA), CNODC (China), CNOOC (China), Ecopetrol (Colômbia), Equinor (Noruega), ExxonMobil (EUA), Petrogal (Portugal), Petronas (Malásia), QPI (Catar), Shell (Reino Unido), Total (França) e Wintershall Dea (Alemanha).

O nome das empresas que manifestaram interesse na rodada e foram habilitadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) foi publicado nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial da União.

O acordo da chamada “cessão onerosa” foi fechado pela Petrobras com a União em 2010 e permitiu à estatal explorar 5 bilhões de barris de petróleo em campos do pré-sal na Bacia de Santos, sem licitação. Em troca, a empresa pagou R$ 74,8 bilhões. De lá para cá, no entanto, descobriu-se que a reserva é bem maior – um excedente estimado em até 15 bilhões de barris adicionais. É a exploração desse excedente que será leiloada.

A licitação está marcada para 6 de novembro e vai ofertar os excedentes (volumes superiores aos 5 bilhões de barris que a Petrobras tem o direito de produzir) de quatro áreas do pré-sal da Bacia de Santos: Búzios, Itapu, Atapu e Sépia.

O bônus de assinatura total do leilão previsto é de R$ 106,5 bilhões.


voltar