Movimentação de contêineres no Brasil deve crescer 6,5% ao ano
Compartilhe
Data – hora / Fonte

A movimentação de contêineres no Brasil deve expandir 6,5% ao ano até 2023 e saltar de 10,3 milhões de TEUs – resultado registrado em 2018 – para 14,1 milhões de TEUs em 2023. O resultado do país deve puxar os números do segmento na costa leste da América do Sul, que tem expectativa de crescimento de 5,9%, alta aproximadamente três vezes maior do que o crescimento do PIB previsto​ para o período.

Os dados integram o ECSA Container Terminals Report 2019, lançado na Intermodal 2019, que ocorre em São Paulo (SP) até esta quinta-feira (21). O levantamento é produzido pela Datamar – consultoria especializada na análise de comércio exterior via modal marítimo –, com a colaboração de Andreas Nohn, consultor marítimo independente, que atuou de 2013 a 2017 como economista de transportes na HPC Hamburg Port Consulting GmbH. O estudo foi realizado junto aos diretores e às principais autoridades de 22 terminais de contêineres no Brasil, seis na Argentina e dois no Uruguai.

O relatório também traz a perspectiva atual e de curto prazo para os terminais, na opinião dos diretores. No Brasil, a região que registrou maior potencial de desenvolvimento foi a Nordeste, onde a expectativa é que o ambiente de negócios melhore 25% no curto prazo.

Outra informação do levantamento é que a incorporação de embarcações cada vez maiores às frotas – navios de 14 mil TEUs – trará mudanças à navegação regional, já que nem todos os portos serão capazes de receber os grandes navios. “Buenos Aires é o caso mais emblemático e que tende a provocar um aumento de transbordos em Santos e nos portos do sul do Brasil”, explica Andrew Lorimer, diretor da Datamar.

Com a contínua consolidação do setor, o mercado de transporte de contêineres na região está cada vez mais concentrado. De acordo com o relatório, os quatro maiores armadores – Maersk, MSC, CMA CGM e Hapag-Lloyd – respondem, em termos de tráfego marítimo, por 82,3% do total de contêineres embarcados em 2018.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.