Teste de Opacidade pode reduzir valor de multa da CETESB
Compartilhe

O serviço disponibilizado pelo SETCESP emite um laudo homologado, para o transportador entrar com recurso solicitando desconto no valor da penalidade

No Estado de São Paulo, é considerado infrator o veículo flagrado emitindo poluentes com densidade colorimétrica superior ao padrão 2 da escala de Ringelmann (escala gráfica para avaliação colorimétrica de densidade da fumaça emitida).

Quem fiscaliza essa norma é a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Neste ano, em sua primeira ação da Operação Inverno 2024, a Companhia fiscalizou 35.466 veículos movidos a diesel, com 35.021 aprovados, e 445 penalizados por emissão de fumaça acima do permitido.

Caso o veículo não esteja dentro daquilo que é regulamentado, ele é autuado com multa de R$ 2.121,60 — que dobra em caso de reincidência.

No entanto, o proprietário do veículo pode solicitar a redução de 70% do valor da penalidade, se comprovar a reparação do veículo, junto com um laudo do Teste de Opacidade que sinalize sua regulamentação.

É aí que entra em cena o Teste de Opacidade do SETCESP. Um serviço gratuito para a frota das empresas associadas, que faz a aferição da fumaça emitida pelo veículo com laudo válido pela Companhia.

Por isso, se o veículo multado já foi consertado e está agora regular, o transportador pode solicitar um novo Teste Opacidade via SETCESP, e assim conseguir o laudo para apresentar junto à CETESB e conseguir seu desconto no valor da penalidade.

Mas atenção, tudo deve ser feito em até 60 dias após o recebimento da multa.

Como é feito o Teste de Opacidade?

Para o teste, são utilizados dois aparelhos na medição, o opacímetro e o tacômetro. “O tacômetro é ligado à bateria do caminhão e o opacímetro no escapamento”, conta o coordenador administrativo do SETCESP, Caique Neves.

O técnico faz duas acelerações, primeiro para calibrar o equipamento, depois para obter os níveis das emissões de poluentes gerados pelo veículo. “Agora, contamos com um técnico e veículos exclusivos para atender aos associados do SETCESP e está mais rápido o agendamento”, destaca também o coordenador que é responsável pelo atendimento deste serviço na entidade.

O agendamento

Agendar é bem simples, o associado pode entrar em contato direto pela página do serviço no site do SETCESP. Clique aqui. “Após preencher os dados necessários, ele receberá um retorno sobre data e horário com a disponibilidade do técnico”, relata Caique.

Lembrando que, para o técnico ir até a empresa, a transportadora deve se preparar para a aferição de no mínimo 16 veículos e no máximo 35.

Entretanto, se ela deseja apenas fazer a aferição daquele veículo autuado, também pode agendar, nesta mesma página do site, o serviço para ser realizado na unidade do SEST SENAT da Vila Jaguara ou Parque Novo Mundo.

“Ao chegar lá com o cadastro já feito pela nossa equipe, todo o atendimento fica mais ágil”, indica Caique.

O serviço do Teste de Opacidade do SETCESP é feito em parceria com a FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) por meio do Programa Despoluir do SEST SENAT.

Neste tempo, em que o ar seco predomina no país, estar dentro dos limites de emissões veiculares faz toda a diferença e a população agradece.

Confira os endereços das duas unidades do SEST SENAT:

Vila Jaguara – Avenida Candido Portinari, nº1 – 100.

Parque Novo Mundo – Rua Tuiuti, nº 9

Leia também:

Teste de Opacidade: agora é só solicitar on-line

Teste de Opacidade: atendimento mais rápido para associados ao SETCESP


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.