Compartilhe
02 de Agosto de 2018 – 15h38 horas / Estadão

A venda de veículos novos no Brasil cresceu 7,6% em julho ante junho, para 217,5 mil unidades, informou nesta quarta-feira,1º, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que representa as concessionárias.

 

Na comparação com julho do ano passado, o volume, que considera automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, corresponde a uma alta de 17,7%. De janeiro a julho, os emplacamentos acumulam 1,384 milhão de unidades, crescimento de 14,9% sobre igual intervalo de 2017.

 

Boa parte do crescimento do mercado em julho se deve às vendas diretas, como são chamadas as vendas feitas diretamente pelas montadoras a clientes como locadoras, frotistas, produtores rurais e taxistas. Diferem, portanto, da venda no varejo, representada pelas concessionárias, que vendem para o consumidor comum.

 

No mês passado, as vendas diretas corresponderam a 45,2% do mercado de veículos leves. Antes da crise, essa modalidade costumava ocupar cerca de 30% das vendas. Em julho do ano passado, a fatia foi de 39%.

 

Os automóveis e comerciais leves, que representam mais de 90% do setor, registraram 208,5 mil emplacamentos no sétimo mês de 2018, alta de 16,6% em comparação a igual mês de 2017 e de 6,9% ante junho. O ano acumula 1,335 milhão de unidades vendidas, avanço de 14,1%.

 

Entre os pesados, as vendas de caminhões atingiram 6,6 mil unidades em julho, crescimento de 47,3% ante igual mês do ano passado e de 16,2% na comparação de junho. De janeiro a julho, foram 39 mil unidades emplacadas, expansão de 50,1% em relação a igual intervalo de 2017.

 

Os ônibus, por sua vez, tiveram 2,2 mil licenciamentos em julho, alta de 56% em comparação a julho do ano passado. Em relação a junho, o segmento avançou 92,3%. O ano acumula 9,3 mil unidades vendidas, crescimento de 18,4% em relação a igual intervalo do ano passado.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.