Compartilhe
03 de Abril de 2018 – 14h36 horas / Estadão

A produção industrial apresentou avanço de 0,2% no mês de fevereiro em relação a janeiro, na série com ajuste sazonal, divulgou nesta terça-feira (3), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a fevereiro do ano passado, houve avanço de 2,8%. A taxa acumulada de crescimento da indústria nos últimos 12 meses é de 3,0%. O avanço ocorreu após uma queda de 2,4% em janeiro, mês que encerrou série de quatro meses positivos.

 

A alta de 2,8% na produção industrial em fevereiro ante fevereiro de 2017 foi a mais acentuada para o mês desde 2014, quando a indústria havia registrado expansão de 4,8%, informou o IBGE.

 

"Esse é o décimo mês seguido de crescimento para esse tipo de comparação. Embora seja a taxa menos acentuada desde setembro do ano passado, de modo geral, há predominância de resultados positivos", ressaltou André Macedo, gerente na Coordenação de Indústria do IBGE.

 

No primeiro trimestre do ano, o avanço de 4,3% registrado pela produção industrial é o melhor desempenho para o período desde o primeiro bimestre de 2011, quando o crescimento ficou em 4,7%.

 

Bens de capital.  A produção da indústria de bens de capital teve ligeira alta de 0,1% em fevereiro ante janeiro. Na comparação com fevereiro de 2017, o indicador mostrou crescimento de 7,8%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF).

 

No ano, houve crescimento de 12,6% na produção de bens de capital. No acumulado em 12 meses, a taxa ficou positiva em 7,2%.

 

Em relação aos bens de consumo, a pesquisa registrou avanço de 1,2% na passagem de janeiro para fevereiro. Na comparação com fevereiro de 2017, houve aumento de 4,4%. No ano, a produção de bens de consumo subiu 5,3%. No acumulado em 12 meses, o avanço foi de 3,6%.

 

Na categoria de bens de consumo duráveis, o mês de fevereiro foi de alta de 1,7% ante janeiro, além de avanço de 15,6% em relação a fevereiro de 2017. Entre os semiduráveis e os não duráveis, houve redução na produção de 0,6% em fevereiro ante janeiro, mas alta de 1,6% na comparação com fevereiro do ano passado.

 

Para os bens intermediários, o IBGE informou que a produção caiu 0,7% em fevereiro ante janeiro. Em relação a fevereiro do ano passado, houve crescimento de 1,5%. No ano, os bens intermediários tiveram aumento de 2,9%. Em 12 meses, houve elevação de 2,1% na produção.

 

O índice de Média Móvel Trimestral da indústria teve alta de 0,3% em fevereiro.


voltar