Compartilhe
21 de Março de 2018 – 14h27 horas / Automotive Business

Um novo estudo indica que a frota brasileira em circulação tem 65,8 milhões de veículos na soma de carros, motos, comerciais leves, caminhões e ônibus. O levantamento foi feito Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) em parceria com a Empresômetro Tecnologias.

 

O levantamento mostra que a frota nacional aumentou pouco nos últimos três anos como consequência da crise econômica. Em 2017 foram acrescentados menos de 900 mil veículos, levando a um aumento de apenas 1,4% sobre 2016. No caso das motos houve redução de 15,3 milhões para 15,1 milhões na frota brasileira (-1,3%).

 

Do total em circulação, 41,2 milhões são automóveis (62,65%), 7 milhões são comerciais leves (10,67%), 2 milhões são caminhões (3,09%), 376,5 mil são ônibus (0,57%) e 15,1 milhões são motocicletas (23,01%).

 

O estudo cruzou dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e considerou como veículos efetivamente em circulação aqueles sem débitos de mais de dois anos seguidos na documentação (IPVA e DPVAT).

 

A maior frota é a do Estado de São Paulo, com 18,9 milhões de unidades, 28,8% do total. A segunda é de Minas Gerais, com 8 milhões de veículos, 12,3%. No recorte por automóveis, São Paulo concentra 32,3% da frota brasileira. E reúne 21,8% das motos em circulação.

 

O Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) publica anualmente um estudo bastante detalhado sobre a frota circulante, com subdivisões por combustível, faixas etárias e idade média dos veículos.

 

Estima-se que os números da entidade com a atualização de 2017 tragam 56,6 milhões de veículos, ou 10,2 milhões a menos do que revela o novo levantamento IBPT/Empresômetro. A atualização da frota circulante pelo Sindipeças deve chegar em cerca de um mês.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.