Brasil inicia processo para se tornar membro da OCDE
Compartilhe
31 de Maio de 2017 – 05h38 horas / CNT

O Brasil pediu, formalmente, a entrada na OCDE (organização para o Desenvolvimento e Cooperação Econômica).  O anúncio foi feito na noite dessa terça-feira (30) pelo porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola. O objetivo do governo, explicou Parola, tem o objetivo de consolidar o desenvolvimento sustentável e inclusivo da economia. Além disso, modernizar a gestão e aproveitar a experiência da OCDE em políticas públicas comparadas. A solicitação é o primeiro passo para que a nação se torne membro do órgão. O pedido será analisado. 

 

Com sede em Paris, a entidade atua nos âmbitos internacional e intergovernamental e reúne os países mais industrializados do mundo e alguns emergentes, como México e Chile. São 34 membros, ao todo. No âmbito da OCDE, os representantes efetuam o intercâmbio de informações e alinham políticas com o objetivo de potencializar o crescimento econômico e colaborar com o desenvolvimento de todos os demais países membros.

 

Desde 1994 o Brasil participa de atividades do órgão, além de acompanhar 23 comitês e grupos de trabalho. O país também acolheu 31 instrumentos jurídicos definidos pela organização. Em junho de 2015, o Brasil assinou um Acordo Marco de Cooperação com a OCDE, que fortaleceu o relacionamento com a Organização.

 

A OCDE também intensificou, nos últimos anos, o desenvolvimento de estudos a respeito do país. As informações estão concentradas em uma página no site do órgão.

 

Clique aqui para acessá-la.

 

Parceria com a China

 

Na noite dessa terça, também, o porta-voz da Presidência falou sobre o lançamento de um fundo de investimentos em parceria com o governo chinês. O aporte chega a US$ 20 bilhões que serão direcionados para os setores de infraestrutura, manufatura e agronegócios. A previsão é de que o fundo entre em operação a partir de junho.

 

Com informações do Palácio do Planalto


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.