O lançamento de um Instituto de Pesquisa é sempre algo a ser saudado com entusiasmo, principalmente quando este traz à tona uma nova contribuição para o debate público, por meio da exposição de dados fundamentados em princípios e métodos científicos.
Nesse sentido, a inauguração do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), órgão criado na gestão do atual presidente do SETCESP, Tayguara Helou, para realizar pesquisas e estudos voltados para o TRC, no último dia 24, na sede da entidade, pode ser considerada, certamente, como um momento que terá consequências positivas sobre os principais desafios enfrentados pelo setor.
Afinal, a principal missão do Instituto será a de atender às necessidades do transportador e da sociedade – identificando gargalos e propondo soluções que deem maior efetividade aos descolamentos e contribuam com o avanço tecnológico, a inovação e o abastecimento urbano da grande região metropolitana de São Paulo.
Com a consolidação dessas etapas, somadas aos estudos do SETCESP, poderemos ver em um curto espaço de tempo descobertas e avanços que avalizem novos conhecimentos teóricos para o setor e capacitem nossos gestores. E isso, sem dúvida, será um grande salto de qualidade para o futuro do TRC.
voltar