Compartilhe
26 de Agosto de 2016 – 04h52 horas / SETCESP

Com uma frota de 7 milhões de veículos, congestionamentos constantes e a falta de políticas públicas para atrair a população a morar mais perto do centro, não é de admirar que em São Paulo a poluição seja tão alta. Seu principal componente, o ozônio, encontra-se acima da média na cidade, enquanto que a quantidade de material particulado (MP10) situa-se em níveis 2,5 vezes maiores do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Esses índices altos podem ser associados à redução da expectativa de vida e ao aumento de doenças como o câncer. Somente no Estado de São Paulo, entre 2006 e 2011, a poluição do ar matou 99 mil pessoas. Em 2011, foram 17 mil. E os gastos com internações motivadas por crises respiratórias e cardiovasculares chegaram a R$ 246 milhões no Estado – além de provocarem gastos correlatos de valor equivalente.

 

Para enfrentar tudo isso não se pode dispensar a inspeção veicular. Com sua capacidade de proporcionar uma melhoria da qualidade dos combustíveis e fazer o controle de emissões, a inspeção veicular contribui para reduzir o índice de mortalidade das cidades, segundo estudo divulgado pela Medicina da USP – Universidade de São Paulo. A pesquisa, realizada com base nos dados da capital paulista – que foi a primeira cidade do Brasil a adotar a inspeção veicular –, concluiu que, a cada 480 carros regulados, uma pessoa deixa de morrer por doenças agravadas pela poluição – como a pneumonia, por exemplo.

 

Com frequência o noticiário informa que na Região Metropolitana de São Paulo um terço dos veículos não passa por inspeção – e são exatamente os mais antigos, mais poluidores. Mesmo assim, a implantação do controle na capital reduziu em 28% as emissões de material particulado. Se fosse estendida a toda a área metropolitana, poderia evitar 1.560 mortes e 4 mil internações, além de levar a uma redução de R$ 212 milhões nos gastos públicos.

 

Portanto, é preciso que haja imposição de critérios rígidos para evitar a poluição do ar, por meio da inspeção veicular. Afinal, muitas vidas poderiam ser salvas se todos os veículos fizessem a inspeção veicular regularmente.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.