Compartilhe
26 de Agosto de 2016 – 04h52 horas / SETCESP

Com uma frota de 7 milhões de veículos, congestionamentos constantes e a falta de políticas públicas para atrair a população a morar mais perto do centro, não é de admirar que em São Paulo a poluição seja tão alta. Seu principal componente, o ozônio, encontra-se acima da média na cidade, enquanto que a quantidade de material particulado (MP10) situa-se em níveis 2,5 vezes maiores do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Esses índices altos podem ser associados à redução da expectativa de vida e ao aumento de doenças como o câncer. Somente no Estado de São Paulo, entre 2006 e 2011, a poluição do ar matou 99 mil pessoas. Em 2011, foram 17 mil. E os gastos com internações motivadas por crises respiratórias e cardiovasculares chegaram a R$ 246 milhões no Estado – além de provocarem gastos correlatos de valor equivalente.

 

Para enfrentar tudo isso não se pode dispensar a inspeção veicular. Com sua capacidade de proporcionar uma melhoria da qualidade dos combustíveis e fazer o controle de emissões, a inspeção veicular contribui para reduzir o índice de mortalidade das cidades, segundo estudo divulgado pela Medicina da USP – Universidade de São Paulo. A pesquisa, realizada com base nos dados da capital paulista – que foi a primeira cidade do Brasil a adotar a inspeção veicular –, concluiu que, a cada 480 carros regulados, uma pessoa deixa de morrer por doenças agravadas pela poluição – como a pneumonia, por exemplo.

 

Com frequência o noticiário informa que na Região Metropolitana de São Paulo um terço dos veículos não passa por inspeção – e são exatamente os mais antigos, mais poluidores. Mesmo assim, a implantação do controle na capital reduziu em 28% as emissões de material particulado. Se fosse estendida a toda a área metropolitana, poderia evitar 1.560 mortes e 4 mil internações, além de levar a uma redução de R$ 212 milhões nos gastos públicos.

 

Portanto, é preciso que haja imposição de critérios rígidos para evitar a poluição do ar, por meio da inspeção veicular. Afinal, muitas vidas poderiam ser salvas se todos os veículos fizessem a inspeção veicular regularmente.


voltar