Compartilhe
07 de Março de 2016 – 09h00 horas / Luiz Marins

A forma como uma pessoa se traja é um aspecto da comunicação não-verbal com forte significado social. E aqui, trajar ou vestir também inclui as coisas que as pessoas usam, como joias, gravatas, bolsas, óculos, etc. A roupa transmite pistas não verbais sobre a personalidade de uma pessoa, de seu conjunto de crenças e valores.   O seu estilo de roupa e de adereços pode demonstrar sua cultura, forma de pensar, nível de confiança, interesses, idade, autoridade e até sua autoestima.

Um estilo de roupa pode enviar uma mensagem confusa. A aparência desleixada, cabelo desarrumado e roupas amassadas enviam a mensagem "Eu não me importo", o que pode ser visto como desrespeito ou mesmo ofensa por outras pessoas; enquanto que um vestuário adequado demonstra respeito e consideração. Assim, por exemplo, um vestido muito apertado com um decote ousado pode parecer atraente, mas também pode transmitir uma mensagem confusa sobre a pessoa num ambiente profissional. Uma recente pesquisa feita na Europa mostrou que 33% dos funcionários são contra a expressão de um “estilo pessoal” no local de trabalho e 64,2% dos funcionários acham que suas empresas deveriam ter uma política de vestir no trabalho para evitar abusos e constrangimentos.

Por isso mesmo, muitas empresas estão adotando um Código de Vestir (Dress Code) ou mesmo incentivando o uso de uniformes e fardamentos. “Desde que passamos a exigir o uso de uniformes sentimos que o clima da empresa melhorou. Ele faz com que as pessoas sintam-se iguais e evita muitos problemas e constrangimentos” declarou uma diretora de RH de uma empresa para quem desenvolvemos um Dress Code. O Código de Vestir oferece um guia seguro para a escolha adequada das roupas e adereços. Isso já existe em hospitais, laboratórios, centros de pesquisa, etc. e agora vem sendo adotado por empresas de todos os setores.

Você já pensou na importância do trajar no ambiente de trabalho? O que a sua forma de vestir está comunicando? É o que gostaria de comunicar?

Pense nisso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.