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07 de Janeiro de 2016 – 02h59 horas / G1

Apesar do investindo, que já ultrapassou os R$ 1 bilhão, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Rondônia e Acre, Sérgio Augusto, relata as más condições de trechos da BR-364. Segundo ele, os problemas de tráfego da estrada só devem ser resolvidos após uma longa intervenção na rodovia. Uma obra, que segundo o superintendente, deve ser maior do que o esperado.

"O Dnit está com um processo de reconstrução dessa rodovia. Não é uma restauração e nem manutenção, pois em decorrência do estado em que se encontra ela [BR-364] tem que ser reconstruída. O projeto deve sair até março de 2016 e pretendemos licitar ainda o ano que vem, para poder dar uma condição melhor para a estrada", destaca.


Contratos emergenciais

O trecho de aproximadamente 200 quilômetros entre Rio Branco e o município de Cruzeiro do Sul, distante 648 quilômetros da capital, é um dos mais críticos e devem ser totalmente reconstruído.

Ao longo da estrada, os motoristas se deparam com buracos e os veículos sofrem danos. Por isso, o tempo gasto na viagem acaba sendo bem mais longo. Porém, o superintendente do Dnit afirma que por enquanto só podem ser realizadas obras emergenciais.


"Fizemos quatro contratos emergenciais, que não resolvem o problema, mas como já diz é uma emergência para segurar o tráfego nesse período de chuva", destaca.


Dnit alega ter recebido rodovia em má condições, governo nega

A estrada era de responsabilidade do Estado e foi assumida pelo Dnit no início de 2015. O órgão alega que não recebeu a rodovia em boas condições de trafegabilidade e que muitos dos trabalhos desenvolvidos não foram de qualidade.

"A gente recebeu a estrada no ano passado e já estava em condições ruins, não estava boa. Até então, todos os contratos e trechos eram delegados ao estado do Acre e não agíamos diretamente. Quando eles entregaram o convênio no ano passado já começamos algumas manutenções de trechos. Também trabalhamos essa questão do projeto, mas não é de uma hora para outra. Se foi iniciado ano passado, deve sair este ano", explica o superintendente.

Em entrevista do Jornal do Acre, na última segunda-feira (4), o governador Tião Viana (PT-AC) afirmou que por mais de 15 anos o Estado fez todos os esforços para garantir o tráfego na BR-364. Ele destacou ainda que durante o seu governo foi possível a integração entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Por entender que o estado tem um solo com condições bem diferentes em relação a outras regiões, o governador disse que alertou para a necessidade da BR-364 ter uma manutenção constante, o que não teria ocorrido no último ano.

Mesmo após ter repassado a estrada para o Dnit, o governo estadual conseguiu repasses federais no valor de R$ 78 milhões para obras de reparo na estrada. O valor ainda não teria sido totalmente aplicado. Viana reforçou ainda a necessidade de limitar e fiscalizar o tráfego de veículos com peso acima do compatível com a estrutura da BR-364, sob pena de as condições ficarem piores e até ter o tráfego interrompido.


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