Sucessão empresarial é tema do Congresso NTC e VIII Encontro Nacional ComJovem
Compartilhe
30 de Novembro de 2015 – 05h53 horas / NTC&Logística

Na tarde da última sexta-feira (27), o grupo da ComJovem da NTC&Logística, participou de reunião com apresentação de Luís Guilherme Schnor, diretor presidente do Grupo Supricel, para falar sobre o tema “Empresa e família: Decidindo juntas o seu futuro”.


Schnor iniciou o debate abordando as diferentes gerações dentro de uma empresa familiar e como essa convivência pode ser difícil se não houver união. Passando de sua trajetória com a responsabilidade de assumir a Supricel no momento do falecimento do seu pai, até todos os processos de consultoria para essa sucessão imposta, o panelista acredita que o que diferencia uma empresa familiar é o amor em cuidar do que é seu, além do profissionalismo necessário em qualquer negócio.

Em seguida, relembrou que é preciso identificar a personalidade jurídica e entender que as atitudes de um gestor devem considerar o benefício da empresa e não da pessoa física. “Teremos que aceitar determinadas situações pelo benefício da empresa e agir de forma prudente, para falar pela pessoa jurídica”, comentou.

Dentre as explanações para promoção do autoconhecimento e trabalho em equipe no processo de sucessão, Schnor mencionou também os tipos de sucessões existentes – Sucessão com presença (juntos na gestão ou aposentado em casa), Sucessão sem a presença (morte) e Gerações diferentes de sócios (2ª e 3ª geração, primos, etc) – e o modelo dos três círculos para identificar as posições de cada um na empresa.
 

Finalizando a apresentação com o tema Governança Corporativa na prática e convite para um novo olhar dos jovens empresários, perspectivas que os tirem da zona de conforto, o panelista promoveu também uma dinâmica que demonstrasse o quanto as atitudes individuais influenciam o grupo.


voltar