Compartilhe
01 de Julho de 2015 – 03h58 horas / A Tribuna MT

A concessionária da BR-163 em Mato Grosso, a Rota do Oeste, vem avançando nos procedimentos obrigatórios para iniciar a cobrança de pedágio em Mato Grosso. No momento, a previsão é que a cobrança de pedágio seja iniciada no Estado a partir de agosto de 2015, se não houver atrasos. Em Rondonópolis e em mais 3 pontos, as praças de pedágio já estão 100% concluídas.

A praça de pedágio em Rondonópolis (P2) foi construída na saída para Cuiabá, logo após o posto de combustíveis “BR-364”. As outras praças concluídas, segundo informações da concessionária, são as de Itiquira (P1), entre Santo Antônio de Leverger e Cuiabá (P4) e Nova Mutum (P7). Ao todo, serão nove praças de pedágios ao longo da BR-163 em Mato Grosso.

O começo da cobrança depende da autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Entre as obrigações necessárias para o início do período de arrecadação nas praças de pedágio, a concessionária precisa concluir a duplicação de 45 quilômetros da BR-163, ou seja, 10% do total a ser duplicado por ela, 450 quilômetros.

A previsão é que a duplicação desse total de 45 quilômetros seja concluída até agosto próximo, considerando que 22,7 quilômetros entre Rondonópolis e o terminal ferroviário estão duplicados. Dentro desse prazo, a meta é atingir o percentual necessário, com a conclusão de trechos na região sul do Estado, entre o terminal ferroviário e a divisa com Mato Grosso do Sul, que já estão em obras e com trechos onde a pista nova está recebendo a aplicação de pavimento asfáltico.

A concessionária também informa, entre as metas definidas em contrato, ter concluído a recuperação de todos os 450 quilômetros do pavimento existente nas áreas de sua responsabilidade. Os chamados trabalhos iniciais incluem também a roçada das faixas de domínio e a revitalização da sinalização horizontal e vertical.

Outra obrigação, cumprida em setembro de 2014, foi a implantação do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Por meio do telefone 0800 065 0163, quem trafega tem atendimento 24 horas com ambulâncias e UTIs móveis, veículos de inspeção de tráfego, entre outros.

Segundo a concessionária Rota do Oeste, empresa da Odebrecht Transport, o valor a ser cobrado é R$ 2,63 por eixo, com data base de 2012, devendo passar por correção na data a ser iniciada a cobrança.

LOCAIS – Em Mato Grosso, os pedágios serão instalados nas seguintes localidades: (1) Itiquira; (2) Rondonópolis; (3) Campo Verde/Santo Antônio do Leverger, na região antes do Colégio de São Vicente (km 237); (4) Cuiabá/Santo Antônio do Leverger, após a Serra de São Vicente (km 300); (5) Acorizal/Jangada; (6) Diamantino; (7) Nova Mutum; (8) Lucas do Rio Verde; (9) Sorriso.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.