Governo anuncia acordo entre Mercosul e países europeus durante cúpula em Buenos Aires
Compartilhe

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quarta-feira (2) que os países do Mercosul e da Associação Europeia de Live Comércio (EFTA, na sigla em inglês), fecharam um acordo de livre comércio.

O Mercosul abrange Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O EFTA, por sua vez, é formado por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça – países europeus que não integram a União Europeia.

A conclusão das negociações foi anunciada em meio à cúpula dos países do Mercosul, que acontece nesta semana em Buenos Aires.

Conforme o Itamaraty, o acordo entre Mercosul e EFTA criará uma zona de livre comércio com quase 300 milhões de pessoas e um PIB combinado de mais de US$ 4,3 trilhões.

“Ambas as partes se beneficiarão de melhoras em acesso a mercado para mais de 97% de suas exportações, o que aumentará o comércio bilateral e beneficiará empresas e cidadãos”, diz o comunicado.

“O Acordo de Livre Comércio criará novas oportunidades de negócios para os agentes econômicos dos países do Mercosul e da EFTA, incluindo o grande número de micro, pequenas e médias empresas existentes em cada jurisdição”, acrescenta.

De acordo com o governo brasileiro, os agentes econômicos dos países do Mercosul e do EFTA “se beneficiarão de maior previsibilidade e segurança jurídica no comércio”.

De acordo com o Itamaraty, as primeiras conversas sobre o tema começaram em 2015, com as negociações iniciando em 2017. Ao todo, diz o governo brasileiro, foram feitas 14 rodadas de negociações.

Ao longo deste ano, ainda conforme o Ministério das Relações Exteriores, o processo de negociação foi “intenso” e precisou de ajustes ao longo do tempo.

“Diante dos avanços obtidos, o Mercosul e os Estados da EFTA compartilham o compromisso de dar os passos necessários para garantir a assinatura do Acordo de Livre Comércio nos próximos meses de 2025”, informou o governo.

Acordo Mercosul-EFTA

Negociado desde 2017, o acordo com o grupo foi concluído em 2019, após dez rodadas de negociações. Ainda havia, contudo, algumas pendências relativas a questões técnicas e, por isso, ainda não havia sido finalizado.


voltar