“Não é aumento de tributo, é correção de distorção”, diz Haddad sobre pacote
Compartilhe

Ministro da Fazenda participa de audiência na Câmara dos Deputados nesta terça-feira para esclarecer medidas em discussão no governo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu nesta quarta-feira, 11, a revisão da isenção de cobrança de impostos a títulos de investimentos, como as LCIs e LCAs, como uma maneira de corrigir distorções e também de estancar uma renúncia fiscal bilionária.

Criar um imposto de 5% sobre o rendimento desses títulos, ao mesmo tempo em que unifica a tabela progressiva dos demais em 17,5%, é uma das medidas que devem integrar o pacote em desenho dentro do governo para substituir o aumento de IOF e permitir que o país volte a ficar com as contas no azul. De acordo com Haddad, taxar os investimentos isentos “não é aumento de tributo, é correção de distorção”.

As Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e Imobiliárias (LCIs) são títulos de renda fixa oferecidos pelos bancos que não pagam Imposto de Renda e que, em contrapartida, devem ter seus recursos destinados em crédito para estes setores.

“Quando falamos em reduzir um pouco os títulos isentos, é porque estamos com a Selic a 15%. Nem o Tesouro Nacional está conseguindo competir com esses títulos privados”, disse Haddad, que participa nesta manhã de audiência na Comissões de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados para comentar e esclarecer esta e outras políticas em discussão na Fazenda.

“Até porque esses benefícios fiscais não vão para os produtores. De 60% a 70% fica no meio do caminho, com os detentores do título ou com o sistema bancário. São 41 bilhões de reais em renúncia fiscal para os títulos isentos. É mais que o seguro-desemprego inteiro. É do tamanho do PAC. São três farmácias populares. São coisas que precisam ser discutidas.”


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.