
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acaba de abrir um canal direto com a sociedade para ouvir quem mais importa: você. De 21 de maio a 6 de junho de 2025, a Tomada de Subsídios nº 01/2025 estará disponível para receber contribuições ao Plano Estratégico da Agência para o ciclo 2026–2029 por meio do Sistema ParticipANTT. O documento está disponível na edição desta terça-feira (20/5) do Diário Oficial da União (D.O.U).
Aberta ao público e realizada integralmente pela internet, a Tomada de Subsídios é uma oportunidade democrática e transparente para que usuários, representantes do setor regulado, órgãos públicos, universidades e cidadãos contribuam com ideias, críticas e sugestões para os próximos quatro anos da atuação da ANTT.
Mais do que uma exigência legal — prevista na Lei nº 13.848/2019, que rege as agências reguladoras —, o processo é um compromisso institucional com a escuta ativa, a construção coletiva e a entrega de valor público. É com base nesse diálogo que a ANTT busca construir um planejamento estratégico mais conectado com as reais demandas do setor de transportes terrestres no Brasil.
“Ouvimos quem está na ponta. O futuro da mobilidade precisa ser pensado com quem vive os desafios do transporte no dia a dia. É isso que torna nossas decisões mais acertadas, sustentáveis e eficientes”, afirmou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
A proposta para o novo ciclo do Plano Estratégico mantém o Mapa Estratégico revisado em 2024 como base para os objetivos e diretrizes da Agência. O foco principal será aprimorar os indicadores de desempenho institucional e fortalecer a integração entre o planejamento estratégico e o Plano de Gestão Anual (PGA), garantindo que metas de curto prazo estejam alinhadas com os grandes objetivos da instituição.
A participação pode ser feita por meio do sistema ParticipANTT.
>>> Acesse aqui o formulário eletrônico da Tomada de Subsídios <<<
Por que participar?
- ✅ Sua contribuição ajuda a ANTT a tomar decisões mais assertivas e alinhadas com os desafios reais;
- ✅ Fortalece a transparência e o controle social;
- ✅ Valoriza o conhecimento de quem atua ou utiliza o transporte terrestre todos os dias;
- ✅ Influencia diretamente os rumos da mobilidade brasileira nos próximos anos.
voltar