Número de trabalhadores registrados cresce 2,1% no 1º trimestre em SP, acima da média nacional
Compartilhe

O número de trabalhadores do setor privado com carteira de trabalho assinada cresceu 2,1% no primeiro trimestre em São Paulo, na comparação com o quarto trimestre, mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

O contingente passou de 11,666 milhões no quarto trimestre de 2024 para 11,911 milhões no primeiro trimestre de 2025. O ritmo de aumento em São Paulo foi superior ao da média nacional (0,5%). O número de pessoas empregadas com carteira no país subiu em 246 mil, para 39,447 milhões.

O analista do IBGE William Kratochwill explicou que locais com economia mais evoluída tendem a ter um mercado de trabalho com maior parcela do setor formal.

“São Paulo tem uma estrutura econômica mais complexa, mais avançada e industrializada. Quando contrata, é mais formal. Como São Paulo é o principal estado econômico do Brasil, os dados mostram que o mercado está aquecido e com mais formalidade”.

A única unidade da federação com aumento mais intenso que o de São Paulo no contingente de trabalhadores com carteira foi o Distrito Federal, com 5,2% de alta. Nesse caso, no entanto, o número de trabalhadores é menor – era de 642 mil no primeiro trimestre de 2025 –, o que torna as variações mais significativas, já é que mais fácil crescer em cima de uma baixa de comparação mais baixa.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.