Caminhões e ônibus elétricos e a gás ganham mais capacidade de peso no eixo dianteiro
Compartilhe

Caminhões e ônibus a gás ou elétricos agora contam com 7 t de capacidade no eixo dianteiro com nova resolução do Contran

Caminhões e ônibus com tecnologias de propulsão alternativas ao diesel passam a poder circular com aumento de peso por eixo dianteiro de 1 t. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União a Resolução Nº 1.015, de 11 de dezembro de 2024.

Vale lembrar que, desde o início deste ano, o Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), começou a avaliar os caminhões elétricos e a gás, tanto em testes práticos como em bancadas. Até então, a proposta era adicionar 2 t de peso por eixo.

Mas, com a conclusão dos estudos, o Contran aprovou a liberação de 1 t. Dessa forma, os caminhões e ônibus alternativos ao diesel passam a contar com 7 t no eixo dianteiro.

Incentivar a descarbonização

Todavia, além do caminhão ou ônibus elétrico e a gás, o novo limite de peso bruto por eixo também está liberado para tecnologias que devem chegar ao Brasil futuramente. Como modelos a hidrogênio, além de propulsão híbrida. Afinal, são veículos que utilizam peso adicional, seja de baterias, no caso dos elétricos. Ou dos cilindros de gás ou biometano.

Seja como for, a proposta com a aprovação da nova resolução é viabilizar o uso do veículo elétrico ou a gás com segurança. Do mesmo modo, incentivar a descarbonização. Ou seja, tornando esses caminhões e ônibus competitivos frente aos modelos com motor diesel em termos de capacidade.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.