Direito ao crédito outorgado de 20% do ICMS chega ao fim a partir de 1º de janeiro
Compartilhe

Por Adauto Bentivegna Filho

O Governador do Estado de São Paulo publicou o Decreto n° 67.383/2022 determinando o fim do direito ao crédito outorgado de 20% do ICMS devido, a partir de 1º de janeiro de 2025. Desde janeiro de 1997, as transportadoras podem optar por abaterem 20% do ICMS devido ­­– com exceção das companhias aéreas.

A maioria das transportadoras faz esta opção, pois o direito ao crédito em relação aos insumos adquiridos é muito restrito. Só para dar um exemplo, no Estado de São Paulo a Secretaria da Fazenda só admite crédito de combustível e ativo imobilizado, e este último em 48 vezes. 

O SETCESP e a FETCESP vêm, ao longo do ano, fazendo um trabalho político junto ao Governo do Estado de São Paulo e à Assembleia Legislativa para revogar o citado decreto. O SETCESP irá manter o setor informado sobre todos os desdobramentos deste assunto. Inclusive, a entidade está estudando possíveis medidas jurídicas, se for realmente necessário, para a defesa de seus associados.

Importante esclarecer que o ICMS devido em relação ao mês de dezembro de 2024, será recolhido em janeiro com o abatimento de 20% do crédito outorgado. O fim do crédito outorgado, caso não seja revogado o Decreto n° 67.383/2022, valerá para o ICMS de janeiro de 2025, a ser recolhido em fevereiro do mesmo ano. 

Caso haja alguma dúvida, entre em contato com o departamento jurídico do SETCESP pelo e-mail juridico@setcesp.org.br ou WhatsApp (11) 2632-1005.

Adauto Bentivegna Filho é assessor jurídico do SETCESP.

 

 


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.