Como antropólogo, fico pensando nas pessoas que se acham donas da verdade, donas do certo, donas do que você pode ou deve fazer e do que você não pode ou não deve fazer.
Tenho visto na internet socialites que dizem ter tido uma quase síncope cardíaca ao ver pessoas cortando omeletes com a faca. Outro, então, pontificava sobre como se deve comer um prato de macarrão e jamais usar uma colher….
A verdade é que essas pessoas, que se acham donas do certo, têm um comportamento etnocêntrico – que considera a forma como agem a única certa.
No Sudeste Asiático, por exemplo, a maioria das pessoas come com garfo e colher e nem sempre com garfo e faca.
No Japão se come com aqueles palitinhos. Em muitos países do sul da Ásia, como Índia, Sri Lanka e Malásia, e alguns países da África e do Oriente Médio comer com as mãos é o mais habitual e não nos cabe dizer que esses costumes ou hábitos sejam certos ou errados.
Na Inglaterra e na Austrália, por exemplo, se come com o garfo na mão esquerda e a faca na mão direita e é considerada uma coisa rude comer ervilhas caçando com garfo na mão direita em forma de pás. Você deve espreme-las nas costas do garfo, sempre na mão esquerda. O mesmo deve ser feito com o arroz o que raramente é servido naquela região.
Cada povo e mesmo pessoa deve ter o direito de comer ou se vestir como acredita ser a maneira mais apropriada e confortável, desde que considere os hábitos e a cultura local e tenha um mínimo de postura civilizada, isto é, que respeite as demais pessoas.
A verdade é que a cultura ocidental europeia sempre tentou estabelecer como norma correta para todos os seres humanos a sua forma de se comportar e considerou pouco civilizada a forma de se comportar de outros povos.
Fico pensando se a atual mania de querer dizer ou até impor às pessoas como se deve comer, vestir, andar, falar e até pensar, não seja uma consequência ampliada da atual postura de algumas autoridades que desejam impor a todas as pessoas o que é certo e o que é errado, o que se pode dizer, comentar, escrever e até pensar e quem não obedecer sua visão etnocêntrica poderá sofrer sanções e até a privação da liberdade.
Essas pessoas de pensamento etnocêntrico existem em todos os ambientes e até nas empresas e organizações. Elas se julgam donas do certo e dizem ter a intenção de ajudar e mesmo de salvar as outras pessoas que elas consideram ignorantes e incultas Elas se acham superiores e, novamente, donas do certo. Você conhece pessoas assim?
Pense nisso. Sucesso!
voltar