Na manhã do dia 16, aconteceu a reunião conjunta entre a Comissão do Vez & Voz e a de Sustentabilidade, visando demonstrar o quanto uma rede de apoio é essencial para os colaboradores e, por consequência, para a longevidade dos negócios.
Marcelo Kós Silveira Campos, engenheiro químico e consultor em sustentabilidade, foi convidado para apresentar o tema. Ele explicou o quanto a perenidade de uma empresa está ligada ao cuidado familiar.
“Sustentabilidade é a capacidade de manter algo funcionando. Não há como planejar o futuro de sua empresa sem garantir a qualidade de vida das próximas gerações”, apontou.
O consultor falou ainda do cuidado que as empresas devem ter com as famílias dos colaboradores, não só em se tratando da remuneração, mas do aspecto emocional e psicológico. De acordo com uma pesquisa por ele apresentada, 75% das pessoas consideram a família como aquilo que é mais importante.
“A qualidade de vida das famílias está atrelada no engajamento do funcionário na empresa”, observou Fernanda Veneziani, coordenadora da Comissão de Sustentabilidade, em complemento à exposição de Marcelo.
Depois, Gislaine Zorzin, vice-coordenadora do Vez & Voz e sócia da Zorzin Transportes, compartilhou sua experiência sobre como promover uma melhor qualidade de trabalho na empresa sem altos investimentos.
Ela exemplificou o que já implementou que melhorou o clima organizacional como: uma biblioteca comunitária, um espaço ecumênico para preces, um brechó comunitário para troca de peças de roupas, sempre que precisa realizar compras para as festividades na Zorzin são aceitas indicações de fornecedores que são familiares de colaboradores.
“É uma forma de prestigiar os empreendedores ligados indiretamente à própria empresa para o fortalecimento das famílias. A transportadora não consegue pagar o dobro do salário para os funcionários viverem melhor, mas existem outras situações de melhoria que ela pode proporcionar”, avaliou Gislaine.
Já finalizando, Camila Florencio, coordenadora do Vez & Voz, chamou a atenção que a valorização da família vai ao encontro do que as novas gerações levam em conta na hora de escolher um trabalho.
“Eles consideram muito mais o propósito do que o salário em si, na hora de escolher um cargo. Por isso, é necessário que as empresas reconheçam a importância da rede de apoio do colaborador. Este compartilhamento de ideias que tivemos aqui é essencial para contribuir com o setor”, concluiu.
voltar