A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participou, nos dias 20 e 21/5, da reunião bilateral Bolívia-Brasil dos Organismos de Aplicação do Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT). O evento, que ocorreu na cidade de Santa Cruz de la Sierra (BO), teve o objetivo de tratar dos aspectos técnicos e operacionais dos transportes de cargas e passageiros entre os dois países.
No encontro, foi discutido: atualização das informações das linhas de passageiros acordadas e em operação entre os dois países, viagens ocasionais em circuito fechado, eliminação do apostilamento para documentos de idoneidades, troca de informações por meio de sistema webservice, seguros, entre outros temas.
O encontro, que não ocorria desde 2019, resultou no acordo de expansão da oferta de linhas de transporte regular internacional de passageiros e no aperfeiçoamento das regras para o intercâmbio de tração das composições de veículos de carga, pautas que haviam ficado pendentes desde a última reunião.
A reunião também trouxe encaminhamentos relevantes em relação ao projeto de webservice para troca de informações sobre transportes entre Brasil e Bolívia e alinhamentos acerca da definição de procedimentos para emissão de licenças.
O chefe da Assessoria de Relações Internacionais da ANTT, Daniel de Castro, ressaltou a importância do “contínuo estreitamento do relacionamento bilateral” e salientou a intensificação das relações entre os países em matérias de interesse mútuo.
Participaram da missão coordenada pela ANTT entidades governamentais como o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Agricultura e Pecuária, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a Receita Federal do Brasil, a Polícia Federal do Brasil, dentre outras, bem como a Associação Brasileira de Transportadores Internacionais, a SetLog Pantanal e o Sindicato dos Transportadores Rodoviários da Foz do Iguaçu e Região (SindiFoz), entre outros.
Foto: divulgação Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT
voltar