Onda de calor: transporte de produtos perigosos requer atenção
Compartilhe

verão 2024 deverá entrar para a história como um dos mais quentes dos últimos tempos, com ondas de calor extremo. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o fenômeno El Niño continuará a influenciar o clima no Brasil e no mundo pelo menos até abril do ano que vem. Assim, com essa onda de calor, aumenta-se o risco de acidentes com caminhões que transportam produtos perigosos. Com chances de combustão espontânea.

Da mesma forma, tem-se um aumento da pressão dos produtos. Também pode haver o desgaste das embalagens e vazamentos. Por isso, a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) alerta que cada um dos mais de 2 mil produtos requer atenção durante o transporte nessa época do ano.

Embalagens e temperatura

Nesse sentido, especialistas explicam que é importante usar embalagens certificadas. Dessa forma, reduzem-se os riscos. Seja como for, elas são essenciais para a segurança do transporte de carga perigosa. Sobretudo em dias de calor extremo. Também é importante que o caminhão tenha sistemas de controle de temperatura.

Seja como for, o motorista também deve sempre monitorar a temperatura interna do caminhão. E isso, portanto, deve ser feito durante toda a viagem. Assim, há a garantia que não aumente os riscos de acidentes.

Planejamento da rota

Outra medida é manter os produtos perigosos em condições seguras durante o transporte. Aliás, é necessário que o transportador planeje bem as rotas. Assim, reduzirá a exposição a condições extremas de calor. Seja como for, quando há bom planejamento, o motorista evita áreas muito congestionadas. E, com isso, reduz as chances de riscos adicionais.

Também é importante verificar se o veículo conta com todos os dispositivos de segurança. E isso inclui os equipamentos de emergência. Esse é o caso de extintores de incêndio. Bem como os kits de derramamento. Além disso, é preciso ter equipamentos de proteção individual.

Proteção contra incêndios

Para além dos equipamentos de segurança, o motorista precisa utilizar materiais de isolamento térmico que protegem os produtos perigosos contra a exposição direta ao sol. Assim, essa medida reduz o risco de combustão espontânea. Por fim, o caminhão precisará de inspeções regulares. Isso inclui, portanto, verificar se os sistemas de segurança e do controle de temperatura estão funcionando bem.

Treinamento para motoristas

O treinamento para motoristas é indispensável. Isso porque capacitam a reconhecerem esses sinais de riscos. Dessa forma, passam a ter reações mais rápidas diante de uma situação de perigo. Isso inclui, por exemplo, o manejo adequado das embalagens. Bem como a prevenção de vazamentos. Por fim, há a gestão proativa dos riscos associados ao clima quente. O que cabe, portanto, aos caminhoneiros que trabalham com produtos perigosos.

 

Foto: Divulgação Estradão


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.