Indústria de São Paulo avança 2,9% em maio e puxa aumento nacional da produção
Compartilhe

Principal parque industrial do país, São Paulo registrou alta de 2,9% de sua indústria em maio ante abril, segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM regional), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média nacional, o avanço foi de 0,3%. Foi a terceira taxa positiva seguida da indústria paulista, que acumulou ganho de 3,6% no período.

Segundo o IBGE, o desempenho de São Paulo foi a principal influência positiva para a indústria brasileira em maio. Na comparação com abril, houve dez altas, quatro quedas e uma taxa estável entre os 15 locais pesquisados pelo instituto.

Na comparação com maio de 2022, a indústria de São Paulo cresceu 2,6%, também acima da média brasileira de 1,9%. Nesta base de comparação, entanto, São Paulo exerceu a segunda maior influência positiva, atrás do Pará, que teve alta de 29,6%.

Segundo o IBGE, o crescimento da indústria do Pará foi influenciado pela base de comparação baixa (após queda de 20,9% em maio de 2022) e também pelo crescimento de 36,6% de indústrias extrativas.

“No caso de São Paulo, os setores de derivados de petróleo, de alimentos, no que tange a produção do açúcar, e de veículos automotores se destacaram”, afirmou o analista da pesquisa, Bernardo Almeida.

Com este resultado, o patamar de produção da indústria de São Paulo ultrapassou o patamar pré-pandemia e está 0,6% acima de fevereiro de 2020. Mesmo assim, São Paulo está 21,8% abaixo de seu nível mais alto de produção industrial, alcançado em março de 2011.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.