O presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor, está em Moçambique com grupo de empresários do transporte para participar da Assembleia realizada pela CIT (Câmara Internacional da Indústria de Transportes).
Na manhã de ontem (12), o grupo esteve na Universidade de Tecnologia, onde apresentaram as oportunidades existentes no Brasil relacionadas a tecnologia e desenvolvimento do transporte de cargas, além das iniciativas que são realizadas para evolução contínua do setor como COMJOVEM e o movimento Vez e Voz. Segundo o Adriano, “os participantes gostaram tanto destes projetos voltados aos jovens empresários e executivos que pretendem implementar algo similar”.
Moçambique tem uma infraestrutura precária, a exemplo do sinal de internet que ainda é, no máximo, 3G, o que dificulta o uso de aplicativos de roteirização e mobilidade, porém há constante debate para que sejam implementadas melhorias.
Já a tarde foi dedicada a uma visita na Câmara do Comércio para discutir a participação da mulher no mercado de trabalho e na economia local, que é muito informal e baseada na agricultura. A presidente da Associação de Economia Informal, Lurdes Patricio, contou que muitas mulheres sustentam suas casas através de vendas ambulantes, conhecidas como “vendedeiras”, e que quase não há mulheres no ambiente corporativo, menos ainda em posições de liderança.
“Apesar da falta de boas práticas de gestão, as empreendedoras moçambiquenses tem muita sede de aprendizado e nós podemos contribuir com esta rica troca de experiências para que elas possam expandir e formalizar seus negócios”, comenta Adriano.
Nos próximos dias, o grupo continua sua programação na região africana com compromissos na Embaixada do Brasil, rodada de negócios e assembleia promovida pela CIT.
voltar