Inteligência Artificial, Ética, Princípios e Valores
Compartilhe

Atendendo a muitos pedidos de assinantes das nossas mensagens semanais Motivação & Sucesso, que mostraram grande preocupação com as consequências do uso da Inteligência Artificial (AI) por pessoas inescrupulosas, pouco éticas, desonestas e de caráter duvidoso, escrevo esta mensagem para dar minha opinião a respeito do tema.

Em primeiro lugar quero dizer que a IA jamais terá a capacidade de mudar o caráter de uma pessoa. Se uma pessoa for desonesta, ela será desonesta com ou sem a IA.

Há poucas semanas, uma revista inglesa, a The Economist, (22/02/2023) publicou um preocupante artigo sobre fraude, plágio e cópia nas pesquisas médicas em todo o mundo, onde são relatados os mais diversos casos de fraude nas pesquisas “científicas”.

Essas pessoas intelectualmente desonestas existem em todos os campos, países e não há relação entre cor, sexo, idade, etnia etc., como aponta o artigo. Não será a IA que os fará diferentes!

No mundo empresarial a discussão sobre roubo de patentes é tão antiga quanto a existência das patentes. Há centenas de relatos e ações na justiça denunciando a fraude.

No mundo artístico, as denúncias sobre fraude e plágio em músicas, letras, estilos abundam o noticiário.

Alunos denunciam professores que plagiam seus trabalhos— teses, trabalhos de conclusão de curso etc.—e os publicam como se fossem de sua autoria (do professor).

Enfim, o mundo dos desonestos existe e sempre existirá, com ou sem a IA. Da mesma forma, um mau funcionário, um mau chefe, um mau patrão não terá seu caráter melhorado ou piorado em função da IA. Ela não tem esse poder. Assim tivesse…

Assim, a preocupação, não é com a IA mas de como fazer com que as pessoas sejam mais éticas, honestas e tenham sua vida alicerçada em princípios e valores elevados.

Por isso tenho afirmado que o papeis da família, da escola, da religião e dos meios de comunicação serão a cada dia mais essenciais, pois a essas instituições da sociedade caberá a formação das atuais e, principalmente, das novas gerações.

Assim, os pais, professores, clérigos de todas as religiões e os responsáveis pelos meios de comunicação social serão cada vez mais chamados a cumprir esse papel essencial de verdadeiros formadores do caráter. Esse papel e essa função jamais poderá ser delegada à Inteligência Artificial.

Pense nisso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.