1º Fórum de Mulheres da Fenatran é sucesso de público
Compartilhe

Teve quem acompanhasse os temas discutidos de fora na arena, já que mesmo antes do início, a plateia estava lotada

O 1º Fórum de Mulheres da Fenatran aconteceu no último dia da feira, dia 11, no Expo São Paulo, e foi um sucesso de público e de conteúdo. Centenas de pessoas acompanharam os temas levantados por mulheres que estão na liderança do setor.

Suzana Soncin, CEO da I9 Experience, conduziu a programação e chamou ao palco mulheres que além de líderes são referência no transporte rodoviário de cargas para contar suas trajetórias e o que as companhias em que atuam vem fazendo para mitigar a desigualdade de gênero.

Fernanda Sarreta, vice-presidente da IC Transporte, detalhou a atuação do movimento Rota Feminina. Já Priscila Rocha, supervisora de sustentabilidade da VWCO, lembrou que as mulheres são a maior parte da população (cerca de 52%), mas que este número precisa refletir na política, nas empresas e nas melhores universidades.

Ebru Semizer, gerente sênior de marketing da Mercedes-Benz destacou que o assunto é global, e que o movimento “A Voz Delas” foi criado pela montadora justamente para ouvir o que as mulheres das estradas, motoristas e cristais, têm a dizer. Desde então a Mercedes-Benz vem identificando e suprindo algumas de suas necessidades de infraestrutura através do movimento.

No primeiro painel, Ana Jarrouge, idealizadora do movimento Vez & Voz, reforçou a importância de uma força tarefa para encorajar as mulheres do TRC e apontou a escassez de talentos femininos, principalmente, na alta liderança e em cargos operacionais das transportadoras.

Enquanto isso, Joyce Bessa falou sobre a falta de infraestrutura para mulheres no setor. “Uma pesquisa constatou que 25% das transportadoras não possuem banheiros e vestiários femininos na operação. Se você é empresário e quer mais mulheres na sua organização, você tem que fazer diferente, têm que promover um estímulo para colocá-las em condição de equidade”, disse.

Único homem presente no painel, Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz, concordou com Bessa acrescentando que faz parte da cultura de diversidade e inclusão, não somente abrir as portas, mas criar todo ambiente para que se possa permanecer.

Depois foi na arena uma dinâmica com Fábio Correa, fundador da Coffee Talks, que dividiu a plateia em grupo em que cada equipe desenvolveu uma análise de SWOT (técnica utilizada para identificar forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas aos negócios) por meio da qual, os participantes levantaram ideias de como atrair motoristas profissionais mulheres para o setor de passageiros e cargas.

Para finalizar com chave de ouro, uma palestra com Edna Vassello Goldoni, presidente e fundadora do IVG e empreendedora social, incentivou quem acompanhava o evento a ser um(a) protagonista de sua própria história. “Vocês têm o poder de inspirar outras pessoas. Não deixe se levar pelas crenças limitantes, nem tudo é sobre perfeição, na maioria das vezes é sobre propósito”.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.