Delegação brasileira teve oportunidade de conhecer exemplos bem-sucedidos em rodovias de outros países para aplicar o conhecimento no Brasil
De olho nas novas tendências do Free Flow (fluxo livre), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participou, durante toda a semana (6 a 10/6) de visitas técnicas organizadas pelo International Finance Corporation (IFC) e realizadas em países que são referência na tecnologia, como Estados Unidos e Chile.
Foram realizadas visitas de campo em rodovias onde o sistema Free-Flow prevalece. Durante toda a semana, foram tratadas as estratégias de implantação da nova tecnologia, o histórico de transição no uso do novo sistema e os aspectos legais, financeiros e institucionais do processo.
“O Chile tem 20 anos de experiência na operação de rodovias no sistema Free Flow. Trocar experiências com as autoridades públicas e privadas do país, entender as lições aprendidas e conhecer as melhores práticas vai ser extremamente importante para a ANTT implementar esse modelo nas rodovias brasileiras,” explicou o diretor da ANTT Davi Barreto.
O Free Flow consiste na cobrança de pedágio por meio da livre passagem veicular. A vantagem deste sistema, que ainda está em implantação no Brasil, é o fato que a cobrança incide na quilometragem rodada. Atualmente, as cobranças são feitas em praças de pedágio, por meio de preço tabelado. O projeto piloto vai ser na nova concessão da CCR RioSP, em São Paulo.
No último dia, as visitas aconteceram na Concessão Thruway, nos Estados Unidos. A concessão liga todo o estado de New York com o sistema Free Flow. A rodovia foi construída e pedagiada na década de 1950, mas o novo sistema veio em 2020, com melhorias operacionais e ambientais.
As agendas do encontro incluíram reuniões entre a ANTT, o IFC, o Ministério da Infraestrutura (Minfra), além do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e representantes dos setores público e privado.
Participaram do encontro o diretor da ANTT Davi Barreto; o gerente de Estruturação Regulatória, Marcelo Fonseca; o gerente de Regulação Rodoviária, Fernando Feitosa; e o superintendente de Concessão da Infraestrutura, Renan Brandão.
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