MP reduz a zero a alíquota do PIS e da Cofins incidentes sobre a comercialização do diesel e biodiesel
Compartilhe

No último dia 18/05/2022 o governo federal editou a Medida Provisória nº 1118/22, que alterou a Lei Complementar nº 192/2022, que reduziu a zero as alíquotas do PIS e da COFINS incidentes sobre a comercialização do diesel e biodiesel.

Tal medida levantou imensa dúvida para as transportadoras que apuram seus tributos federais pelo Lucro Real, já que as mesmas possuem o direito de se creditarem do valor embutido referente ao PIS e ao COFINS na aquisição de diesel e biodiesel. Mas como a alíquota destas contribuições foi zerada, como ficaria o direito a crédito?

A CNT está acompanhando a tramitação da Medida Provisória nº 1118/22 no Congresso Nacional, e o setor fez várias propostas de emendas, visando garantir o direito ao mencionado crédito. E caso não haja progresso nas tratativas com o parlamento, a CNT está estudando a possibilidade de propor uma Ação Direta de Inconstitucionalidade.

Para as empresas que querem continuar aproveitando o crédito, o SETCESP orienta, seguindo a posição da FETCESP (Federação da Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo), que procurem o Poder Judiciário, com ações individuais próprias, depositando em juízo o valor que seria creditado, evitando assim contingências futuras, caso o processo não tenha uma decisão favorável.

No caso de dúvidas, o departamento jurídico do SETCESP está à disposição através do e-mail adauto@setcesp.org.br e pelo telefone (11) 96841-7957.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.