O Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), órgão vinculado ao SETCESP, apurou que o aumento sobre o preço do diesel na refinaria elevará os custos do transporte de cargas
Na última quinta-feira (12), a Petrobras aumentou o preço dos combustíveis nas refinarias, reajustando em 6% a gasolina e 5% o óleo diesel. Reajuste este que segue a valorização do petróleo Brent no mercado internacional.
Nos últimos 10 meses o preço do diesel S 10 na capital vem oscilando muito devido as questões relacionadas a pandemia, o mesmo acontece com o diesel S 500 (comum), mas em uma proporção menor, segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo). De qualquer forma, percebe-se uma tendência de retomada na alta dos preços a partir de junho que poderá se estender até o final deste ano.
Diante deste cenário, o Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), órgão vinculado ao SETCESP, apurou que o aumento sobre o preço do diesel na refinaria elevará os custos do transporte de cargas lotação em 1,37% nas médias distâncias (800Km). Nas distâncias mais longas (6000 Km), este impacto pode chegar a 1,78%. Já para as operações de carga fracionada o impacto médio é de 0,58%. Acompanhe as outras faixas:
Distância | Lotação | Fracionada |
50 Km | 0,27% | 0,06% |
400 Km | 1,08% | 0,37% |
800 Km | 1,37% | 0,54% |
2400 Km | 1,67% | 0,82% |
6000 Km | 1,78% | 1,13% |
Média | 1,24% | 0,58% |
Lembrando que toda e qualquer majoração, deve ser avaliada e repassada pelas empresas, a fim de estabelecer o equilíbrio financeiro de suas atividades.
Por: Raquel Serini, Economia do IPTC
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