Rodoanel norte: engenharia e transparência
Compartilhe

Retomada das obras terá acompanhamento em tempo real

Na tarde de ontem (9), o governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (SLT), deu o pontapé inicial para a retomada das obras do trecho norte do Rodoanel, com uma audiência pública sobre sua licitação.

Iniciada em 2013, a construção deste trecho, de 44 km, está paralisada desde 2018. Três dos seis contratos foram encerrados naquele ano e outra metade já em 2019, início da gestão João Doria (PSDB).

Sua retomada é essencial, pois o Rodoanel, que soma ao todo 176,5 km, é de extrema importância para a infraestrutura nacional. Suas vantagens são muitas, como redefinir a plataforma logística de transportes da região metropolitana; permitir acesso mais ágil ao porto de Santos, com agilidade no escoamento da produção e redução do custo de transporte de cargas; e distribuição do tráfego de passagem de caminhões. Todas proporcionam mais crescimento econômico ao estado mais rico da União.

No ano passado, esta SLT fez uma minuciosa análise técnica, jurídica e econômica dos contratos, levantando toda a documentação relacionada à obra, incluindo os atestados técnicos e os “as built” (espécie de raio-X das obras). Cruzou tais informações com vistorias periódicas.

Paralelamente, contratou o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para a realização de um laudo técnico e independente sobre o estado das obras. De posse dos documentos fornecidos pela secretaria, o instituto foi a campo realizar ensaios sobre a construção, inclusive sobre os 112 viadutos e túneis.

O documento do IPT é de extrema importância para a retomada da obra com segurança, tanto para o governo estadual quanto para as empresas que assumirão as construções e, consequentemente, para toda a população.

No início deste ano, o IPT concluiu o seu trabalho. Os resultados foram animadores. O instituto constatou apenas problemas derivados do tempo paralisado da obra —nada grave que necessitasse refazer, por exemplo, um viaduto inteiro.

O laudo fará parte da licitação, cujo edital será lançado nas próximas semanas e será dividido pelos mesmos seis lotes originais. Ao custo de quase R$ 2 bilhões, o trecho norte será concluído até 2022.

Para garantir que o Rodoanel seja entregue com toda a segurança e dentro das formas da lei, o governo vai incluir na obra uma inédita central de monitoramento, que funcionará 24 horas por dia com imagens de câmeras e drones espalhados pelos seis lotes.

Nesta central, uma equipe de assessores de imprensa estará à disposição de jornalistas que queiram saber informações sobre a obra e até fazer um tour por lá.

Sistemas de rastreamento (como chips) serão instalados em todos os veículos (caminhões e tratores) para acompanhar em tempo real o que eles estão fazendo na obra.

Além das imagens captadas no trecho norte, um hotsite irá disponibilizar todas as notas fiscais dos gastos para que não apenas a imprensa mas qualquer cidadão possa fiscalizar o andamento da obra da forma mais transparente possível.

Afinal, obras desta grandiosidade não podem permanecer tanto tempo paralisadas assim, prejudicando o meio ambiente e a população. É chegada a hora de concluir o Rodoanel e atender a este anseio de grande interesse público.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.