Diesel menos poluente chega a 1,4 mil postos
Compartilhe
10 de Julho de 2012 – 10h00 horas / Diário do Vale
A Petrobras Distribuidora afirmou que 1,4 mil postos de serviço com sua bandeira oferecem o diesel S-50 no Brasil. Ainda segundo a empresa, a maioria deles também comercializam o Flua Petrobras – marca própria do Arla 32, necessário para o perfeito funcionamento dos motores Euro 5/Proconve 7. O número, contudo, não entusiasma ainda os frotistas, que têm mostrado resistência à compra dos caminhões com a nova especificação – eles custam mais caro e o combustível também tem o preço mais elevado. As baixas vendas têm trazido problemas ás montadoras, inclusive a MAN Latin America, que já fez cortes de pessoal.
A empresa afirma que o crescimento do consumo do Diesel S-50, que desde 2009 já era comercializado em algumas regiões metropolitanas, vem ocorrendo de forma progressiva, acompanhando a renovação da frota nacional. Hoje o produto responde por 8,8% do volume total de diesel movimentado pela BR, incluindo o fornecimento a grandes clientes (frotas cativas de ônibus, transportadoras etc.).
Entre os desafios iniciais, destacam-se a logística complexa, a abrangência nacional e a necessidade de adequação de grande número de postos de serviço, além dos riscos de contaminação. Para disponibilizar o novo diesel, foram necessários investimentos da ordem de R$ 500 milhões.
Para o presidente da BR, José Lima de Andrade Neto, as perspectivas são animadoras: “Os novos caminhões já estão chegando às ruas. O importante é que a Petrobras Distribuidora fez o seu dever de casa e está pronta para oferecer o diesel S-50, o Flua Petrobras e o Lubrax Advento, que compõem a nossa solução integrada“.
Demanda fraca
A demanda, ainda tímida, pelo produto, principalmente entre veículos pesados, preocupa o setor. Entre as razões elencadas para a baixa procura pelo novo diesel, a mais citada é o prazo dado aos fabricantes de veículos pesados para entregar, até março, os veículos vendidos e faturados em 2011, cujos motores podem funcionar com qualquer dos três tipos de óleo diesel a disposição no país. Como o diesel S50 é o tipo mais ainda não consegue estimular a adesão dos consumidores, mesmo sendo menos poluente. Alguns analistas afirmam que os frotistas anteciparam as compras, para adiar o futuro investimento nos veículos e combustíveis mais caros.
Para a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a maior preocupação é com os quase 3 mil postos revendedores, selecionados pelo órgão regulador para oferecer o diesel S50. Esses postos já compraram o novo combustível, mas o diesel só pode ficar estocado de 30 a 60 dias, dependendo das condições de limpeza e filtragem dos tanques.
“Demanda baixa implica giro baixo do produto e o produto não pode passar do prazo de comercialização, pois corre o risco de se deteriorar. A ANP vai monitorar para que a qualidade não se deteriore, mas isso é uma ação dos revendedores. O mercado de preço é livre, mas não podemos permitir que um combustível de má qualidade seja comercializado“, explicou Dirceu Amorelli, superintendente de Abastecimento da ANP.
Se, por um lado, o setor aguarda a chegada da nova frota de veículos pesados, por outro, a ANP garante que, entre veículos leves movidos a diesel, como utilitários esportivos e camionetes, está aumentando o consumo do S50. “Os SUVs [veículos utilitários esportivos, na sigla em ingês] têm demanda crescente do S50. E, nas frotas cativas, nos grandes centros, o diesel já está presente. Isso já é um volume significativo, em torno de 6% [do volume total de diesel vendido no país]. A expectativa é que, até o fim do ano, o volume de demanda do S50 dobre e represente 12% do mercado e, no futuro, seja 100%“, projetou Amorelli.

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.