IVECO apresenta Daily elétrico no SETCESP
Compartilhe
25 de Setembro de 2009 – 10h00 horas / Imprensa SETCESP
A IVECO, associada mantenedora do SETCESP, realizou nesta quinta-feira uma apresentação especial do Projeto Veículo Elétrico, empreendimento da montadora em parceria com a Itaipu Binacional para o desenvolvimento de um caminhão 100% movido a energia elétrica. Participaram da apresentação o vice-presidente da IVECO, Antonio Dadalti, o presidente do SETCESP Francisco Pelucio e diretores do SETCESP, da IVECO e das principais transportadoras de São Paulo.
“A iniciativa da IVECO de conduzir um projeto tão importante como o Daily elétrico mostra a vanguarda da empresa e sua disposição em empreender inovações para o mercado de veículos para o transporte de cargas. O Daily elétrico representa um futuro próximo para o nosso setor, que está preocupado com as emissões veiculares”, comenta o presidente do SETCESP, Francisco Pelucio.
O vice-presidente da IVECO, Antonio Dadalti, ressaltou a importância de apresentar o projeto ao público do SETCESP, entidade parceira da montadora. Na apresentação, o engenheiro Marcello Motta, gerente da plataforma de veículos leves da IVECO, detalhou o projeto e mostrou as características do protótipo do Daily movido a energia elétrica. “O veículo foi concebido com chassis reforçado para atender às necessidades do mercado e permitir configurações diversas. As baterias são de cloreto de sódio e níquel e representam o que há de mais moderno em baterias veiculares no mundo”, disse Motta.
O protótipo do Daily elétrico conta com sistema computadorizado de gerenciamento das baterias e autonomia de 100 km carregado, ou oito horas de trabalho. De acordo com Motta, mesmo com a tecnologia disponível, é preciso amadurecer o projeto para o mercado latino-americano. Por esse motivo, a Iveco começa agora o processo de adaptação do produto às condições climáticas do país.
Perfeito para o trânsito de São Paulo
O veículo conta com tecnologia KERS, empregada na Fórmula 1, que transfere a energia cinética gerada nas freadas para as baterias, gerando economia de energia das baterias. Esta tecnologia privilegia operações em que o veículo precisa frear e andar frequentemente, perfeito para as condições de congestionamentos do trânsito de São Paulo.

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.