IPI menor ajuda na recuperação do mercado
Compartilhe
21 de Janeiro de 2009 – 10h00 horas / Valor Econômico
A venda de veículos novos melhorou na primeira metade de janeiro, impulsionada pela redução do Imposto sobre Veículos Industrializados (IPI), em vigor desde a última semana de dezembro. O licenciamento de automóveis e comerciais leves registrou 94,5 mil unidades nas duas primeiras semanas do ano, o que representou um avanço de 9,15% na comparação com igual período de dezembro.
Houve uma ligeira queda, de 1,22%, na comparação com o volume da primeira quinzena de janeiro do ano passado. No final de dezembro, o governo reduziu as alíquotas do IPI como forma de promover o reaquecimento do mercado.
Sobretudo os modelos populares recuperaram um pouco da demanda perdida com o aperto no crédito. Vendedores do varejo lembram que com o imposto mais baixo, a diferença de preço no carro com motor 1.0 pode chegar a R$ 2 mil.
Já a venda de caminhões, que não recebeu nenhum incentivo fiscal, continua em baixa. Na primeira metade deste mês, passaram para licenciamento nos órgãos de trânsito 3,2 mil caminhões. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave) o volume representa uma queda de 29,97% na comparação com o mesmo período de dezembro e de 20,88% em relação à primeira metade de janeiro de 2008.
A soma de veículos leves e de carga – 98,3 mil unidades – registrou o aumento de 6,5% se comparado com um mês atrás e uma queda de 2,18% em relação à primeira quinzena de janeiro do ano passado.
A venda de motocicletas também continua refletindo a falta de crédito. Nas duas semanas do ano foram comercializadas 67,2 mil unidades. Isso equivale a uma retração de 2,64% em relação a dezembro e de 11,31% na comparação com a primeira metade de igual mês de 2008.

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.