SETCESP e SASCAR realizam curso sobre os benefícios da Telemetria
Compartilhe

Na última quinta-feira, 16 de maio, o SETCESP ofereceu um treinamento sobre Telemetria para associados e demais interessados. Em parceria com a SASCAR, o curso teve como objetivo mostrar os benefícios da telemetria no setor de transportes.

Segundo a Coordenadora de Comunicação da SASCAR, Juliana Rodrigues Viana, a Telemetria é uma tecnologia instalada no caminhão. Essa ferramenta faz a leitura de dados do computador de bordo do veículo e transforma em informações para o Gestor da Frota.

Assim, o gestor consegue, através de relatórios, ver o comportamento de cada motorista ao volante, como por exemplo hábitos de excesso de velocidade, frenagem brusca, realização de curvas acentuadas, entre outros dados que colaboram para que o motorista corrija os maus hábitos no volante e possa conduzir de forma mais segura.

Ainda segundo Juliana, o Brasil é um dos países com maior índice de acidentes de trânsito, por isso, ressalva a importância de elaboração de treinamentos como estes, em parceira com o SETCESP, para mobilizar o setor de transportes e mudar essa realidade. “Nós só vamos conseguir mudar esse cenário mobilizando o transporte de uma maneira positiva.” complementa.

O curso foi realizado pelo representante da SASCAR, Genilson Rodrigues. Segundo o facilitador, este treinamento teve como propósito mostrar para os gestores de frotas como a telemetria pode ajudar reduzir custos, prevenir acidentes e aumentar a produtividade.

Os participantes mostraram um retorno positivo de aprendizado. A Gerente de Recursos Humanos da Print, Michelle Cunha, destacou os benefícios da funcionalidade da Telemetria no seu cotidiano de trabalho. Segundo ela, a tecnologia é muito importante no setor de transportes porque é um ramo na qual não há um controle visual do trabalho. “É uma ferramenta essencial para um controle de forma assertiva do veículo. Você pode trabalhar para minimizar os riscos de acidentes”, destaca.

O Gerente de Tráfego da Ativa Logística, Altair Graciano, destaca o quanto a Telemetria pode ser útil para a otimização de custos das transportadoras: “Ela ajuda na otimização do veículo, como no combustível, desgaste dos pneus, manutenção, entre outros.”

Se você ficou interessado nesse curso, fique atento aos próximos cursos do SETCESP. Inscreva-se e participe de outras oportunidades.


voltar